CI

Carne de búfalo chega aos supermercados de SC

Criadores consideram o produto mais nutritivo e com menos gordura


As donas de casa e churrasqueiros de plantão devem ter percebido nas prateleiras de alguns supermercados da Grande Florianópolis (SC) a presença da carne de búfalo. O produto é considerado mais saudável e nutritivo pelos supermercadistas, os criadores e tem preços que, em algumas épocas do ano, competem com os cortes bovinos.

A venda só não é maior, afirma o integrante da Associação de Criadores de Búfalo de Santa Catarina, Antônio Cesar Martins de Souza, porque a oferta ainda não permite grandes demandas.

A associação estima 60 mil cabeças de búfalos em SC. Deste montante, de 30% a 40%, apenas, são destinados ao corte. O mercado da região consome 12 toneladas do alimento por mês, em média, afirma o representante comercial Fernando Giannini.

Hoje, apenas as redes de supermercados Imperatriz e Bistek oferecem o produto. Em ambas, a novidade ganhou as gôndolas há pouco mais de um mês e registra de 3% a 5% nas vendas totais de carnes.

O diretor de marketing e expansão do Imperatriz, Vidal Lohn Filho, afirma que a a expectativa é que, em até 90 dias, o índice suba para um décimo do total negociado.

O preço por quilo, observa o criador Ademir João Vieira tem variação sazonal: chega a ser entre 5% a 10% mais alto em relação aos produtos bovinos.

Mais empresas preparam-se para disputar o mercado

O diretor-presidente da rede Giassi, Zefiro Giassi, prepara-se para colocar o produto à venda. Estão sendo estudadas as adaptações nos açougues.

Outras duas redes de supermercados da Grande Florianópolis estão em negociação para oferecer a carne de búfalo, por isso preferem não ter os nomes revelados.

A Associação de Criadores de SC intensificará os trabalhos neste Verão. Será feita uma campanha de valorização da carne de búfalo e de expansão sustentada da criação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.