CI

Carne de frango: caem embarques na 2ª semana de abril

Divulgação de que a Arábia Saudita prorrogou até 30 de abril a recepção de frangos abatidos sob o sistema tradicional não chegou a tempo


Aparentemente, a divulgação de que a Arábia Saudita prorrogou até 30 de abril a recepção de frangos abatidos sob o sistema tradicional (isto é, com pré-atordoamento através de choque elétrico) não chegou a tempo. Pois os embarques do produto na segunda semana de abril sofreram grande refluxo em relação à semana inicial do mês.

Os dois gráficos abaixo confirmam isso visualmente. A média diária embarcada, de 17,5 mil toneladas na 1ª semana do mês, recuou quase um terço na semana passada. Como efeito, a média diária dos 10 primeiros dias úteis de abril recuou para 14,673 mil toneladas – terceiro menor volume dos últimos treze meses.

Porém, esse resultado se destaca ainda mais ao analisar-se o volume global embarcado na semana. Pois enquanto na semana inicial de abril o total exportado superou as 87 mil toneladas, o que se embarcou na semana passada não chegou às 60 mil toneladas.

Correspondendo, praticamente, à metade dos embarques de abril (10 dos 21 dias úteis do mês), o volume acumulado, de 146,7 mil toneladas, projeta para a totalidade do mês algo em torno das 308 mil toneladas, resultado bem aquém das 366 mil toneladas sugeridas uma semana atrás. 

Se confirmado, esse volume significará redução de 12% sobre as 350 mil toneladas de março passado, mas ainda estará 5% acima das 293 mil toneladas de um ano atrás – o que, diga-se de passagem, não é nada confortador, pois, como resultado da deflagração da Operação Carne Fraca (março), em abril de 2017 os embarques de produto in natura experimentaram forte recuo e refluíram ao menor volume do ano que passou.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.