Carne de frango: disponibilidade aparente continua em queda

Agronegócio

Carne de frango: disponibilidade aparente continua em queda

A avicultura de corte contou com o potencial de 5,34% menos que o potencial levantado para o mesmo mês de 2015
Por:
210 acessos

Baseada no número total de pintos de corte alojados nos (cerca de) 45 dias anteriores, a APINCO estimou que em outubro passado a avicultura de corte contou com potencial suficiente para produzir 1,125 milhão de toneladas de carne de frango – 5,34% menos que o potencial levantado para o mesmo mês de 2015. Deduzidas desse volume as 308,1 mil toneladas exportadas, a oferta interna aparente ficou em 817 mil toneladas, quase 5,5% a menos que em outubro do ano passado.

Esse foi o terceiro mês consecutivo em que a oferta interna parece ter sido menor que a de um ano antes. Compilados os valores apontados, chega-se a uma redução – no trimestre agosto/setembro/outubro – de mais de 7% em relação aos mesmos meses de 2015, índice que corresponde a quase 200 mil toneladas a menos de carne de frango.

Porém, na comparação com o mês anterior, setembro de 2016, os resultados já apontam comportamento bem diferente. A produção, por exemplo, registrou aumento discreto, inferior a 5%. Mas como o volume exportado recuou 19% em relação a setembro, o resultado final foi um significativo aumento na oferta interna – neste caso, de praticamente 18% de um mês para outro. O que, com certeza, ajuda a explicar porque, em outubro, o frango abatido não alcançou os valores registrados em setembro.

De toda forma, a redução observada em sete dos últimos 10 meses faz com que o acumulado entre janeiro e outubro de 2016 seja 0,63% menor que o de idêntico período do ano anterior, enquanto nos 12 meses encerrados em outubro de 2016 a redução aparente vai além de 1%. Os índices de redução apontados tendem a crescer no bimestre final de 2016.

 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink