CI

Carne de frango: em março, o maior volume em 14 meses

APINCO estimou uma produção de carne de frango próxima de 1,2 milhão de toneladas


Foto: Pixabay

Partindo da produção de pintos de corte e tendo como base novos parâmetros de produtividade dos frangos em criação, a APINCO estimou, para março passado, uma produção de carne de frango próxima de 1,2 milhão de toneladas, resultado que significou aumento anual de 2,24% e o maior volume dos últimos 15 meses. Comparativamente ao mês anterior observou-se aumento nominal próximo de 11%. Mas como março é mês mais longo, o aumento real (isto é, considerada a produção diária) foi inferior a 0,1%.

E uma vez que, no mês, as vendas para o mercado externo enfrentaram um recuo, anual, de 1,85%, a disponibilidade interna do produto aumentou 4,16%, também em termos anuais, só ficando aquém, nos últimos 13 meses, do que foi disponibilizado em dezembro/17 e janeiro/18. Com a produção mais recente, o total produzido no primeiro trimestre de 2018 ficou próximo dos 3,450 milhões de toneladas, resultado que representou estabilidade em relação ao mesmo período de 2017 (redução inferior a 0,1%). 

Na prática, porém, o volume produzido deve ter aumentado, pois os índices de produtividade do frango têm apresentado incremento contínuo nos últimos meses. E isto considerado, o aumento da disponibilidade interna no trimestre inicial do ano foi além dos 2,36% apontados na tabela.

Quanto aos volumes acumulados nos últimos 12 meses (produção e disponibilidade interna) é sempre oportuno observar que, por ora, não são válidas as comparações com idêntico período anterior, porquanto houve atualização nos parâmetros de produtividade a partir de janeiro de 2017.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.