CI

Carne de frango: oferta interna de janeiro foi menor que a de um ano atrás

Níveis observados são os menores desde 2010


A despeito da fraqueza das exportações no mês (o menor volume em onze meses, queda de cerca de 12% em relação ao mesmo mês do ano passado), o simples fato de a produção de carne de frango de janeiro de 2013 também ter apresentado sensível recuo fez com que a oferta interna inicial do ano retrocedesse a níveis observados três anos atrás, no começo de 2010.

Assim, levando em conta as estimativas da Apinco de uma produção total da ordem de 963.946 toneladas e a indicação, feita pela SECEX/MDIC, de exportações que totalizaram 290.475 toneladas, conclui-se terem permanecido no mercado interno 673.471 toneladas de carne de frango, o que significa que pelo quarto mês consecutivo o volume disponibilizado ficou abaixo das 700 mil toneladas.

Porém, o mais importante nesse resultado é a redução de 18,62% (quase um quinto a menos) comparativamente ao volume ofertado internamente em janeiro do ano passado (827.526 toneladas, até hoje um recorde não superado).

A diferença observada de um ano para outro explica, sem qualquer sombra de dúvida, porque em janeiro deste ano o preço do frango abatido recuou não mais que 1% em relação ao mês anterior (dezembro de 2012, o melhor mês do ano para o setor), enquanto um ano antes esse recuo andou próximo dos 20%. 
?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.