Carne de frango: resultados novamente promissores nos primeiros embarques de abril
Os embarques de carne de frango in natura alcançaram média de 21.394 toneladas/dia
Nos primeiros seis dias úteis de abril (de um total de 19 dias úteis no mês) os embarques de carne de frango in natura alcançaram média de 21.394 toneladas/dia, resultado que, por ora, representa um recorde em termos de média diária. Esse volume tende a sofrer diluição nestas três restantes semanas de abril, em especial porque os feriados do mês (dois) afetam também a movimentação nos portos. Porém, ainda que isso ocorra, o desempenho mensal deve ser novamente positivo, pois o ganho atual é dos mais significativos – aumento de mais de 22% sobre março passado e de quase 18% sobre abril de 2021.
Outro indicador positivo é obtido ao comparar-se o volume embarcado nestes seis primeiros dias do mês – 128.362 toneladas – com aquele registrado nas duas primeiros semanas de fevereiro passado – 131.524 toneladas. Como mostra o gráfico abaixo, à direita, são resultados muito similares (diferença inferior a 2,5%). Porém, o resultado de fevereiro foi alcançado em nove dias úteis, contra os atuais seis dias úteis de abril. Quer dizer: o mês promete. Novamente.
Aliás, promete mais que o esperado, pois também o preço médio do produto até aqui embarcado segue em expansão. De apenas 2,2% sobre o mês anterior, mas de 23,3% sobre abril de 2021. E isso é o suficiente para gerar uma receita cambial que, pelo segundo mês consecutivo, irá ultrapassar a marca dos US$700 milhões mensais. O estimado, por ora, é um valor acima de US$750 milhões, cerca de 38% a mais que o obtido um ano atrás.