CI

Carne de frango perde mais uma posição na pauta exportadora brasileira

Redução foi mínima, de cerca de 0,1 ponto percentual


Em 2009, com a intensificação da crise econômica mundial iniciada no ano anterior, a carne de frango perdeu o quarto lugar que vinha ocupando na pauta exportadora brasileira e recuou para a quinta posição.

Permaneceu nesse posto por dois anos, pois, no ano que passou, enfrentou novo rebaixamento, caindo para a sexta posição. Mas desta vez não foi por mau desempenho. É que o mais tradicional produto da pauta exportadora brasileira, o café, apresentou avanço excepcional em 2011, o que lhe permitiu trocar de posição com a carne de frango.


Isso, naturalmente, implicou também em redução da participação da carne de frango no total da receita cambial brasileira. Mas a redução foi mínima, de cerca de 0,1 ponto percentual. Dessa forma, o produto respondeu por 2,8% das divisas obtidas pelo Brasil em 2011 com as exportações. E isso, convenhamos, não é pouco.

Note-se que os dados da SECEX/MDIC ora apresentados estão restritos à carne de frango in natura. Ou seja: com a inclusão final de industrializados e da carne de frango salgada, a receita global e a participação serão maiores que as apontadas na tabela abaixo




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.