CI

Carne de qualidade está sendo bonificada no Brasil

Raças premium estão sendo bonificada pelos frigoríficos



O mercado de produção da carne bovina está em constante crescimento. Segundo as primeiras estimativas do ano, divulgados nesse mês de março pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a atividade já arrecadou R$ 70,6 bilhões e lidera o faturamento da pecuária. Segundo projeção do Ministério, a produção de carne bovina deve crescer 21% na próxima década, chegando a um volume de 10.236 mil toneladas em 2026.

Os números impressionantes só comprovam que os produtores estão investindo fortemente nessa área e gerando mais concorrência. Para Heitor Pinheiro Machado, gerente de pecuária da Casa Branca Agropastoril, esse movimento é bem-vindo porque gera um aumento no padrão de qualidade da carne que é exigido, primeiramente, pelo próprio consumidor. “Antes não havia carne boa e acessível ao povo brasileiro. Hoje o churrasco é uma comida nacional, como a feijoada, então o brasileiro tá começando a entender e a diferenciar a carne de qualidade”, afirma.

Essa busca pela qualidade começa logo no início, pelas boas escolhas de raça do gado de corte que aumentam a produtividade e significam também uma boa remuneração para o produtor. Heitor explica que investir é a melhor maneira de lucrar. “Vale a pena pagar mais num touro que vai te produzir uma carne de melhor qualidade no rebanho. Hoje isso está sendo bonificado pelos frigoríficos, então você começa a agregar um valor, ter um preço melhor por essa mercadoria”, salienta.

Uma das raças mais populares no Brasil neste momento – e que mais tem gerado lucros – é a Angus. As vantagens para sua criação são a alta fertilidade e precocidade, já que atingem a puberdade e o estado de abate mais cedo. Além disso sua carne é reconhecida mundialmente por sua qualidade superior, tendo mais maciez e marmorização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.