Carne gaúcha ganhará selo de qualidade

Agronegócio

Carne gaúcha ganhará selo de qualidade

Por:
1 acessos

A carne produzida na Região da Campanha Meridional do Rio Grande do Sul, tradicionalmente conhecida pelo padrão de qualidade, terá um selo para demonstrar seus diferenciais. O projeto é pioneiro no Brasil e no Estado, e está sendo desenvolvido experimentalmente no Estado a pedido do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O objetivo é usar as características particulares da pecuária na região como uma forma de fortalecer a imagem do produto, buscando na identificação geográfica e em aspectos históricos a valorização dos atributos da carne.

O produto será identificado com o selo “Carne do Pampa Gaúcho”. Segundo a coordenadora do Setorial de Agronegócios do Sebrae/RS, Alessandra Lo Iacono Loureiro, a meta é destacar a carne produzida na região nos mercados nacional e internacional. “Nossa carne é diferente. A Região da Campanha é a única com campo nativo, sendo conhecida pela qualidade do produto”, argumenta.

A criação de gado de corte na região acontece desde o século 19, quando as grandes fazendas abasteciam as charqueadas, indústrias especialistas em charque. “Queremos proteger nosso patrimônio”, lembra Alessandra.

A implantação do programa está prevista para os meses de abril e maio de 2005. A metodologia está sendo desenvolvida por um grupo gestor, composto por 16 integrantes da indústria e produção da Campanha Meridional, abrangendo os municípios de Dom Pedrito, Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Pedras Altas e Lavras do Sul.

O produto do pampa gaúcho também servirá para agregar valor às exportações, contribuindo com a qualificação da carne exportada, por meio da marca South Brazilian Beef, que só em 2004, exportou US$ 136,8 milhões. O valor é maior que o dobro do contabilizado em 2003 (US$ 58 milhões).


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink