Carne suína de Santa Catarina para Rússia já chega aos portos
CI
Agronegócio

Carne suína de Santa Catarina para Rússia já chega aos portos

Por:

Após cinco meses de interrupção nos embarques, estão chegando ao porto de Itajaí os primeiros contêineres de carne suína catarinense para exportação à Rússia depois do acordo assinado no dia 9. A Coopercentral Aurora, de Chapecó, vai estocar a carne - 5 mil toneladas - no porto até meados de julho, quando a carne será embarcada. Sob alegação de que no estado havia a doença de Aujeszky, a Rússia, que absorveu 79% das vendas da carne suína brasileira em 2002, suspendera as compras de Santa Catarina em dezembro. Em 2002 o estado foi responsável por 55,6%% das 476 mil toneladas embarcadas pelo Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs).

Com o veto ao produto catarinense, os frigoríficos tiveram que exportar carne de outros estados, com acréscimo no custo de transporte. Terceira companhia brasileira em abate de porcos, a Aurora praticamente parou as exportações com a suspensão russa, mantendo apenas vendas com a produção dos frigoríficos de Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, diz o presidente da cooperativa, José Zeferino Pedrozo. Em 2002, a Aurora destinou ao exterior 45,6 mil toneladas - 9,6% do total nacional.

Pedrozo, que é presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do estado (Sindicarne) pretende aproveitar a presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, hoje em Xanxerê (SC), para reforçar reivindicações do setor. A visita faz parte do lançamento oficial do programa que pretende estimular o uso da carne suína na merenda escolar no estado. São duas as principais demandas que Rodrigues ouvirá. Uma, sobre o interesse da cadeia produtiva em nacionalizar o programa da merenda; outra, que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) passe a adquirir carne suína para formar estoques reguladores.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.