CI

Carne suína é foco de workshop multidisciplinar no ES

Reunidos no teatro do centro universitário, mais de 290 participantes entre profissionais e estudantes de nutrição, medicina veterinária e gastronomia, passaram a manhã discutindo temas polêmicos e mitos, que envolvem a produção e o consumo do produt


Os estados envolvidos no PNDS estão cada vez mais engajados com o aumento de consumo. Dotados de grande criatividade e espírito empreendedor, os gestores do Projeto no Espírito Santo, junto ao Sebrae estadual realizaram no dia 21 de outubro debate multidisciplinar que ocorreu na VIII Jornada Científica e Cultural do Centro Universitário Vila Velha (UVV). Reunidos no teatro do centro universitário, mais de 290 participantes entre profissionais e estudantes de nutrição, medicina veterinária e gastronomia, passaram a manhã discutindo temas polêmicos e mitos, que envolvem a produção e o consumo do produto.

O workshop intitulado “Mitos e fatos sobre a carne suína: Uma questão para a segurança alimentar e Nutricional” teve início com a demonstração de cortes do mestre açougueiro Daniel Furtado que demonstrou a versatilidade e a variedade de cortes que o suíno pode oferecer. A nutricionista convidada para a palestra, Marina Borelli, enfatizou a importância alimentar da carne suína. “Ela é rica em nutrientes essenciais, como o ferro, zinco e vitamina B12. Além disso, ela possui outros elementos que favorecem a absorção desses nutrientes”, afirmou a docente da Faculdade de Nutrição da PUC Campinas. Já a coordenadora do curso de nutrição e mediadora do debate, professora Ana Maria Rezende destacou o preconceito que a carne suína sofreu até os dias atuais. “O consumo dessa proteína é estratégico na alimentação do homem há muito tempo. No entanto, a carne suína é, sem dúvida, a que mais sofreu preconceito das classes médica e de nutricionistas”, disse.

Um dos mitos desfeitos durante o debate foi a restrição no consumo de carne suína a pessoas que estão em processo de recuperação de alguma cirurgia ou mesmo algum que sofrem com algum tipo de inflamação. “O consumo de carne suína nesses casos é, na verdade, muito recomendado já que possui nutrientes que contribuem no processo de cicatrização”, explicou a nutricionista Marina Borelli.

No fim, o professor da faculdade de medicina veterinária, Marcus Alexandre Belltrame, elogiou o nível do debate. “Essa interdisciplinaridade promoveu de maneira interessante uma rica discussão sobre a carne suína e envolveu todas as etapas, desde a criação, até o consumo final, passando pelas informações sobre a qualidade nutricional do produto”, ressaltou Marcos. Gilberto Marcos Júnior, também professor da faculdade de medicina veterinária presente no debate considerou as informações discutidas essenciais para cada uma das faculdades. “Foi uma discussão excelente, pois o aluno muitas vezes não consegue vislumbrar toda a cadeia produtiva e fecha seu foco em apenas uma etapa. Quem esteve presente conseguiu fechar o elo produtivo com toda essa variedade disciplinar”.

Para a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, a multidisciplinaridade foi o grande diferencial do encontro e possibilitou uma mesa redonda rica em perguntas e dúvidas. “É muito importante essa discussão para os futuros profissionais e formadores de opinião, que em breve poderão ser grandes disseminadores da qualidade da carne suína”. Lívia ainda ressaltou a parceira com a Universidade e o empenho dos gestores do PNDS do estado. “Sem envolvimento e parceria não conseguiríamos realizar um evento de tamanha magnitude e de presença maciça de estudantes. Esse é um exemplo de ação para outros estados também”, finalizou.
As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos - ABCS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.