CI

Carne suína será destaque em campanha nacional de incentivo ao consumo

Semana Nacional da Carne Suína, marcada para 2 a 16 de outubro


A suinocultura brasileira tem um encontro marcado com o consumidor brasileiro em 2013. A Semana Nacional da Carne Suína, marcada para 2 a 16 de outubro, será a maior vitrine já criada para a carne suína brasileira junto aos consumidores de todo o país e, para isso, uma ampla preparação está em curso.


O evento visa aumentar o consumo do produto no mercado interno nos próximos anos e é resultado da parceria entre ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Sebrae, Grupo Pão de Açúcar e Extra, Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

“A Semana é uma ação inédita para a suinocultura brasileira. É a primeira vez que se realiza uma campanha nacional de incentivo ao consumo da carne suína junto ao varejo. Acredito no resultado das vendas e no impacto positivo que será gerado para todo o nosso setor”, disse o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

O incentivo ao consumo, que já ocorria por meio do PNDS (Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura), será intensificado neste ano. Até o início da Semana Nacional da Carne Suína, a equipe da ABCS vai percorrer as lojas do Grupo Pão de Açúcar e Extra, a maior rede varejista do país, com treinamentos teóricos e técnicos sobre a qualidade da carne suína, bem como sobre opções de cortes, receitas e apresentação do produto.

“A expectativa é capacitar mais de 1.000 açougueiros das redes Pão de Açúcar  e Extra nos quatro cantos do Brasil por meio de cursos de cortes e palestras sobre a qualidade da carne suína. Além disso, estão previstas oficinas gastronômicas e campanhas regionais para incentivar o consumo e já preparar o consumidor para a grande campanha a ser realizada em outubro”, conta a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado.

Desta maneira, os profissionais de carnes dos mercados conhecerão melhor o produto e poderão oferecer aos clientes finais todo o potencial nutritivo, saudável e de sabor da carne suína. Com o slogan “A Carne Suína é 10”, a ABCS busca mobilizar toda a cadeia produtiva com a temática do futebol brasileiro, que ganhará destaque com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

Ontem (dia 20 de maio), por exemplo, 15 líderes de açougues de 17 unidades do Grupo Pão de Açúcar e Extra participaram do Curso de Cortes Suínos na loja do Extra na Avenida Cursino, em São Paulo. O chefe de formação em carnes e aves do Grupo, Pedro Lima, avaliou que o treinamento é muito útil para os funcionários. “Tivemos atividades nas unidades do nordeste no ano passado e os resultados foram muito positivos. Temos certeza que alcançaremos bons resultados aqui em São Paulo”, comentou. 


O consultor de carnes e aves do Pão de Açúcar, Carlos Oliveira, destacou a importância do trabalho da ABCS para mostrar a saudabilidade, o sabor e outras vantagens da carne suína. “Estou há 43 anos no Grupo Pão de Açúcar e reconheço o potencial da carne suína. Com essa capacitação nossos colaboradores poderão passar mais informações ao consumidor sobre a qualidade da carne e também sobre os novos cortes”, disse.
 
Objetivos

Para o diretor executivo da ABCS, Fabiano Coser, existem dois objetivos principais com a Semana Nacional da Carne Suína. O primeiro é, naturalmente, aumentar a visibilidade e as vendas da carne suína no varejo, pois se trata da primeira campanha em âmbito nacional para promover o consumo do produto.

“A Semana é um coroamento da estratégia do PNDS. No período de 2 a 16 de outubro, todas as lojas do Grupo Pão de Açúcar e Extra vão ofertar, fazer marketing e colocar a carne suína em evidência para os consumidores. Já a vantagem para o Grupo Pão de Açúcar é explorar a carne suína que é o produto com maior potencial de crescimento entre as carnes”, explicou.

Outro objetivo essencial para Fabiano é a importância de mobilizar a suinocultura em torno de uma nova forma de trabalhar o marketing da carne suína. “Queremos aproveitar a semana para mostrar ao setor que podemos e precisamos fazer mais. Entendemos que é a grande oportunidade de movimentar e engajar todos os elos da cadeia produtiva. A campanha não é da ABCS e sim do setor”, detalhou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.