Carne suína será destaque em campanha nacional de incentivo ao consumo
CI
Agronegócio

Carne suína será destaque em campanha nacional de incentivo ao consumo

Semana Nacional da Carne Suína, marcada para 2 a 16 de outubro
Por:
A suinocultura brasileira tem um encontro marcado com o consumidor brasileiro em 2013. A Semana Nacional da Carne Suína, marcada para 2 a 16 de outubro, será a maior vitrine já criada para a carne suína brasileira junto aos consumidores de todo o país e, para isso, uma ampla preparação está em curso.


O evento visa aumentar o consumo do produto no mercado interno nos próximos anos e é resultado da parceria entre ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Sebrae, Grupo Pão de Açúcar e Extra, Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

“A Semana é uma ação inédita para a suinocultura brasileira. É a primeira vez que se realiza uma campanha nacional de incentivo ao consumo da carne suína junto ao varejo. Acredito no resultado das vendas e no impacto positivo que será gerado para todo o nosso setor”, disse o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

O incentivo ao consumo, que já ocorria por meio do PNDS (Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura), será intensificado neste ano. Até o início da Semana Nacional da Carne Suína, a equipe da ABCS vai percorrer as lojas do Grupo Pão de Açúcar e Extra, a maior rede varejista do país, com treinamentos teóricos e técnicos sobre a qualidade da carne suína, bem como sobre opções de cortes, receitas e apresentação do produto.


“A expectativa é capacitar mais de 1.000 açougueiros das redes Pão de Açúcar  e Extra nos quatro cantos do Brasil por meio de cursos de cortes e palestras sobre a qualidade da carne suína. Além disso, estão previstas oficinas gastronômicas e campanhas regionais para incentivar o consumo e já preparar o consumidor para a grande campanha a ser realizada em outubro”, conta a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado.

Desta maneira, os profissionais de carnes dos mercados conhecerão melhor o produto e poderão oferecer aos clientes finais todo o potencial nutritivo, saudável e de sabor da carne suína. Com o slogan “A Carne Suína é 10”, a ABCS busca mobilizar toda a cadeia produtiva com a temática do futebol brasileiro, que ganhará destaque com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

Ontem (dia 20 de maio), por exemplo, 15 líderes de açougues de 17 unidades do Grupo Pão de Açúcar e Extra participaram do Curso de Cortes Suínos na loja do Extra na Avenida Cursino, em São Paulo. O chefe de formação em carnes e aves do Grupo, Pedro Lima, avaliou que o treinamento é muito útil para os funcionários. “Tivemos atividades nas unidades do nordeste no ano passado e os resultados foram muito positivos. Temos certeza que alcançaremos bons resultados aqui em São Paulo”, comentou. 


O consultor de carnes e aves do Pão de Açúcar, Carlos Oliveira, destacou a importância do trabalho da ABCS para mostrar a saudabilidade, o sabor e outras vantagens da carne suína. “Estou há 43 anos no Grupo Pão de Açúcar e reconheço o potencial da carne suína. Com essa capacitação nossos colaboradores poderão passar mais informações ao consumidor sobre a qualidade da carne e também sobre os novos cortes”, disse.
 
Objetivos

Para o diretor executivo da ABCS, Fabiano Coser, existem dois objetivos principais com a Semana Nacional da Carne Suína. O primeiro é, naturalmente, aumentar a visibilidade e as vendas da carne suína no varejo, pois se trata da primeira campanha em âmbito nacional para promover o consumo do produto.

“A Semana é um coroamento da estratégia do PNDS. No período de 2 a 16 de outubro, todas as lojas do Grupo Pão de Açúcar e Extra vão ofertar, fazer marketing e colocar a carne suína em evidência para os consumidores. Já a vantagem para o Grupo Pão de Açúcar é explorar a carne suína que é o produto com maior potencial de crescimento entre as carnes”, explicou.


Outro objetivo essencial para Fabiano é a importância de mobilizar a suinocultura em torno de uma nova forma de trabalhar o marketing da carne suína. “Queremos aproveitar a semana para mostrar ao setor que podemos e precisamos fazer mais. Entendemos que é a grande oportunidade de movimentar e engajar todos os elos da cadeia produtiva. A campanha não é da ABCS e sim do setor”, detalhou. 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.