CI

Carnes certificadas pela redução na emissão de gases de efeito estufa na pecuária chegam ao consumidor

Supermercados do Brasil já podem contar em suas prateleiras com produtos certificados por redução na emissão de metano na pecuária


Foto: Divulgação

Supermercados do Brasil já podem contar em suas prateleiras com produtos certificados por redução na emissão de metano na pecuária. A marca de carnes premium Carapreta já tem o selo Go Planet™ estampado nas embalagens de uma linha exclusiva de seus produtos e os está disponibilizando nas lojas do Carrefour Jardim Pamplona, Pinheiros e Alphaville, todas em São Paulo, e nas Boutiques Carapreta localizadas na Avenida Raja Gabáglia e na Avenida Paulo Camilo Pena, ambas em Belo Horizonte (MG).

“O selo foi lançado há pouco tempo no país e temos recebido muita procura de marcas, restaurantes e supermercados interessados em conhecer mais sobre o conceito do selo. É a primeira certificação que audita produtores de carnes, leites e laticínios que utilizam estratégias de redução das emissões de metano entérico durante o processo produtivo nas fazendas, auditando também as indústrias de processamento para garantir a rastreabilidade”, comenta Fernanda Marcantonatos, líder na América Latina de Novos Negócios em Sustentabilidade da dsm-firmenich, empresa global baseada na ciência que atua em saúde e nutrição, e uma das apoiadoras do grupo de trabalho do Go Planet™. “Atualmente, 95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade em seus processos produtivos. A certificação surge em um momento importante para ajudar o país na meta do Pacto Global sobre o Metano de redução de 30% na emissão de metano até 2030, além de atender a uma demanda da sociedade por produtos com apelo de sustentabilidade”, acrescenta. 

Primeiras embalagens com o selo Go Planet™ 

A Carapreta, que faz parte do grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento da certificação Go Planet™ no Brasil, é a primeira marca a estampar o selo em suas embalagens. “Nós estamos sempre em busca de inovações e soluções que possam agregar sustentabilidade e reduzir as emissões de gases de efeito estufa na produção de nossas carnes. Por isso, é um orgulho receber essa certificação, ser parte do movimento que quer que todos os produtores busquem melhorias para seus processos e conscientizar a população para o consumo de produtos sustentáveis”, diz Vitoriano Dornas, CEO da Carapreta.  

“Acreditamos em uma pecuária cada vez mais sustentável para atender ao aumento populacional e à crescente demanda por alimentos de alto valor nutricional, como carnes e lácteos. Para isso, é preciso que todos os atores da cadeia produtiva se unam e adotem medidas efetivas o mais rapidamente possível. Tecnologia para isso já existe, e agora uma certificação que traz transparência ao consumidor também”, complementa Marcantonatos.

Informação ao consumidor 

É possível acessar conteúdos sobre a proposta do selo, o processo de certificação para produtores de carne e leite bovinos e onde encontrar os produtos certificados por meio de uma landing page. “Os produtos com selo estampado em suas embalagens disponíveis nas prateleiras dos supermercados permitirão que o consumidor faça escolhas mais conscientes na hora de decidir o que levar para casa”, afirma Fernanda.

A previsão, segundo a executiva, é que no primeiro trimestre de 2024 a No Carbon, produtora de leites e derivados orgânicos que também faz parte do grupo de trabalho que desenvolveu o Go Planet™, tenha o selo estampado em suas embalagens de laticínios, e no decorrer do ano, mais 10 linhas de produtos conquistem a certificação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.