CI

Cartão facilitará vida dos produtores tocantinenses


Na assinatura do convênio que viabilizará a implantação total do cartão do produtor (CNA Card) no Tocantins, o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, falou com entusiasmo sobre a proposta. “O CNA Card é mais um instrumento tecnológico e prático para facilitar a vida do produtor rural”. O convênio tem como parceiros o Governo do Estado, por meio da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, a Faet – Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins e CNA – Confederação Nacional da Agricultura. A assinatura aconteceu, na tarde desta quinta-feira, 29, na sede da Faet, em Palmas.


Café complementou que o cartão, que funcionará como um cartão pré-pago, é um esforço do Governo do Estado em modernizar o serviço de atendimento dos órgãos responsáveis pela emissão de documentos rurais. “É uma tecnologia que vai agilizar a máquina administrativa, sendo possível emitir diversos documentos para desburocratizar o atendimento”, ressaltou o secretário, acrescentando que o Tocantins prima pela tecnologia de precisão.

Para a senadora e presidente da CNA, Kátia Abreu, o cartão é uma ferramenta útil para emissão de documentos, cumprindo com as obrigações das entidades responsáveis. “O mais importante é que todos os produtores poderão ter acesso às informações, fora do expediente, em qualquer dia da semana e lugar do mundo. Isso mostra que o Tocantins está integrado com a modernidade, facilitando a vida para o homem do campo”, destacou. No convênio, a CNA fica responsável por auxiliar na elaboração de planos de ações e ainda viabilizará os recursos materiais e tecnológicos para a funcionalidade do cartão.

De acordo com o chefe de gabinete da Adapec, Lisandro Perez de Sousa, a Agência fica responsável por manter o banco de dados atualizado e ainda a recarga de créditos no cartão, que deverá ser emitido pela Faet ou pelos sindicatos rurais. “Contaremos com esse serviço tecnológico, viabilizando ao produtor mais rapidez e um serviço moderno aos produtores rurais”, disse.


Cartão

O cartão poderá ser solicitado em todos os sindicatos rurais e entidades envolvidas na emissão de documentos. Depois de emitido Cartão, o produtor deverá passar em um escritório da Adapec para recarregá-lo com créditos para as emissões dos documentos. Conforme o produtor for movimentando sua produção, o serviço será debitado do cartão, que dará ao produtor tocantinense acesso à PGA - Plataforma de Gestão Agropecuária, possibilitando acessar o banco de dados nacional, através da internet.

Agora, o produtor poderá realizar, por exemplo, a emissão de GTA - Guia de Trânsito Animal, e futuramente da nota fiscal, de CFO - Certificado Fitossanitário de Origem, da PTV - Permissão de Trânsito Vegetal, e efetuar o pagamento de taxas. A intenção é eliminar a necessidade dos produtores de se deslocarem até os órgãos gestores, como Receita Estadual e Agência de Defesa Agropecuária. O cartão já é usado em outros estados da Federação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.