CI

Cartilha ensina de maneira simples a implantar horta caseira

Uma cartilha com instruções para o planejamento, a implantação, o cultivo e a colheita das hortaliças


Foto: Arquivo Embrapa

Uma cartilha com instruções para o planejamento, a implantação, o cultivo e a colheita das hortaliças, dirigida a estudantes, professores, entidades sociais e população em geral foi disponibilizada pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em 2010, mas com o momento atual, pode ser muito útil.(acesso gratuito aqui).

Foi desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) e nutricionistas especializadas em ciência dos alimentos e saúde de crianças e adolescentes. Além destas orientações, ensina também a cultivar as hortaliças sem degradar o meio ambiente e sem comprometer a saúde humana, com encarte sobre a importância nutricional e cultivo de hortaliças.

De acordo com os autores, a publicação foi estruturada de forma simples e objetiva com as instruções para o planejamento, a implantação, o cultivo e a colheita das hortaliças, dirigida a famílias, alunos e professores de escolas do ensino fundamental, e entidades interessadas. Além disso, pode contribuir, também, com as possibilidades de geração de renda e implantação de hortas em escolas.

Parcerias

Desenvolvida pelo Projeto Horta Solidária conta ainda com a parceria da Faculdade de Jaguariúna-FAJ. O Projeto foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Jaguariúna e da Embrapa Meio Ambiente, com o apoio financeiro do Programa Fome Zero, para contribuir com a qualidade da alimentação das famílias, orientando a construção de hortas, para o cultivo de hortaliças como fontes de vitaminas e sais minerais, que trarão benefícios à saúde de todos

Curso on line

A Embrapa Hortaliças oferece curso gratuito de hortas em pequenos espaços com carga horária de 12 horas,  voltado, sobretudo, para quem vive em ambientes urbanos.

Os quatro módulos são: fatores que afetam o desenvolvimento das plantas; produção de hortaliças; controle de pragas e doenças; hortaliças: cores, nutrição e saúde.

Inscrições

Para se inscrever, faça seu cadastro no site da Embrapa, entre neste site e clique em “Inscreva-se!”. O site está instável e pode dar erro, portanto atualize a página quando for necessário e persista.
Importante: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição.

Para mais informações, entre em contato no email: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.