CI

Cartilhas disseminam boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável

Elas reúnem informações sobre cinco espécies de importância econômica e social no Brasil


Elas reúnem informações sobre cinco espécies de importância econômica e social no Brasil: pequi, mangaba, coquinho azedo, umbu e capim dourado

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa e o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) lançam no dia 13 de maio de 2011, às 9h30, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, DF, uma coleção de cartilhas sobre boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável de espécies de importância econômica e social para o Brasil. As cinco primeiras cartilhas apresentam informações gerais sobre: mangaba, umbu, pequi, capim dourado e coquinho azedo.

As cartilhas foram produzidas em parceria entre as instituições e serão doadas para comunidades rurais e indígenas, organizações e técnicos de forma a disseminar as boas práticas de manejo e extrativismo sustentável na agricultura e artesanato.

“É uma iniciativa inovadora, fruto da união entre os saberes científicos e tradicionais”, como explica o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e um dos autores da coleção de cartilhas, Aldicir Scariot. Elas apresentam informações gerais sobre o ciclo de vida das plantas, incluindo dados referentes ao desenvolvimento e reprodução, além de características sobre o ambiente em que vivem e a importância delas para a natureza e para as pessoas.

“O objetivo é mostrar aos leitores os usos das plantas e como ela podem ser exploradas de maneira sustentável, gerando renda e alimentos e conservando a biodiversidade”, afirma Scariot. Para isso, cada cartilha traz recomendações de boas práticas de manejo para as espécies abordadas, levando em conta a sua importância econômica e social, as formas de extrativismo e as características do bioma em que estão inseridas.

As publicações apresentam ainda receitas com as espécies alimentares no caso de mangaba, umbu, coquinho azedo e pequi e dicas importantes para coleta e uso sustentável do capim dourado voltadas ao artesanato.

O lançamento e apresentação da Coleção de Cartilhas sobre mangaba, umbu, pequi, capim dourado e coquinho azedo será no dia 13 de maio de 2011, às 9h30 no Auditório Assis Roberto De Bem da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica – PqEB, final da Av. W5 Norte, atrás da 2ª DP).

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.