CI

Casa Gado de Corte é inaugurada nesta quinta-feira

A viabilização da Casa Gado de Corte foi possível por meio de um projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico


O Espaço Cultural de Ciência e Tecnologia de Gado de Corte – Casa Gado de Corte será inaugurado nesta quinta-feira, dia 6, a partir da 9 horas, na sede da Embrapa Gado de Corte, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Campo Grande-MS.


A viabilização da Casa Gado de Corte foi possível por meio de um projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e ao promover ações científicas interativas colabora com a difusão das tecnologias e conhecimentos voltados para a pecuária de corte brasileira.

Para abrigar a Casa, um prédio antigo do Centro foi totalmente reformado e no local, salas interativas demonstrando as etapas de desenvolvimento das forrageiras desenvolvidas pela Empresa, assim como, do boi dão forma ao lugar. Em aproximadamente 120m2, há espaço ainda para falar sobre biotecnologia, proteômica e nanotecnologia.

“O espaço foi idealizado com o intuito de mostrar à sociedade a importância da pesquisa científica no desenvolvimento de produtos tecnológicos. Ele se integra a nossa área demonstrativa - Dinapec como ferramenta de transferência de tecnologia, mostrando ao visitante todos os passos de desenvolvimento de uma tecnologia até chegar ao produtor”, explica Websten Cesário da Silva, responsável pela Casa e analista de TT da Empresa.

Ele destaca também que a Casa “é de interação e o visitante tem a oportunidade de assistir vídeos sobre o trabalho dos pesquisadores e técnicos e por meio de painéis, com fotos ilustrativas, algumas tecnologias da Unidade e ter acesso ao acervo de publicações geradas”.


Desde agosto, o Espaço Tecnológico, assim também conhecido, já recebe visitantes. Os estudantes das Escolas Municipais Darthesy Novaes Caminha, Pólo Barão do Rio Branco e Manoel Gonçalves Martins e as Estaduais Ulisses Serra e José Mamede de Aquino estiveram na Gado de Corte. Ao todo, 220 alunos foram recepcionados pela equipe de comunicação com um bate papo sobre a Embrapa e sua missão e fizeram um passeio no Espaço e na vitrine tecnológica, Dinapec, acompanhados da equipe de transferência de tecnologia.

Minibibliotecas - Na ocasião mais duas minibibliotecas da Embrapa serão doadas a estabelecimentos de ensino sul-mato-grossenses. O Projeto Minibibliotecas é coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) e composto por 120 títulos de publicações impressas, 40 títulos de programas de rádio ‘Prosa Rural’ e 37 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV’ e da videoteca rural editados pela Empresa.

Com conteúdos diversos, o Projeto contem informações sobre as tecnologias Embrapa e orientações para a produção agropecuária. Em MS, a Escola Municipal Leovegildo de Melo, da zona rural de Campo Grande, recebeu em 2011 uma minibiblioteca. Este ano, a Escola Municipal Pólo Barão do Rio Branco da Capital e a antiga Escola Agrícola do município de São Gabriel de Oeste, atualmente, Fundação Educacional de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Econômico de São Gabriel do Oeste (FUNPESG) serão contempladas no dia 6.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.