CI

CASE dá dicas sobre como garantir maior performance do trator de esteiras

Marca lançou este ano três modelos de trator de esteiras


Marca lançou este ano três modelos de trator de esteiras e dá dicas de como cuidar do material rodante da máquina.
 
“Ignorar a necessidade de manutenção é o maior erro que se pode cometer”, informa o coordenador de Serviço da Case Construction Equipment, Relton Henrique Cesar, sobre os cuidados para o bom desempenho do material rodante do trator de esteiras.
 
Segundo ele, esperar que alguma falha ocorra para, então, procurar manutenção, certamente traz grandes transtornos. Além da dificuldade de movimentar o equipamento, os custos de manutenção também serão mais altos em relação à manutenção preventiva.
 
O primeiro item necessário para uma boa performance do material rodante é o cuidado durante a operação. Algumas ações vão evitar o desgaste prematuro:
 
- Evite empurrar o material com velocidade excessiva,
- Reduza a velocidade ao reverter o sentido de translação,
- Utilize prancha quando necessário deslocá-lo por longas distâncias.
A manutenção preventiva é igualmente importante, começando pela inspeção e limpeza das esteiras. “Esse cuidado simples pode elevar significativamente a vida de seus componentes”, destaca Cesar.
 
Periodicamente, também deve ser verificado o tensionamento das esteiras conforme informado no manual de operação. Além disso, deve ser medido o desgaste de roletes, roda guia e roda motriz, sempre respeitando os limites para substituição desses itens.
 
Por fim, explica Cesar, é importante atentar para a qualidade e origem dos lubrificantes e das peças utilizadas. Peças e lubrificantes genuínos garantem um padrão de qualidade elevado, pois são testados e homologados para aquele produto e suas aplicações. Outra dica é nunca misturar componentes novos com os já desgastados, prática que diminui a vida útil dos componentes novos.
 
Tratores de esteiras – A CASE lançou em meados de 2015 no Brasil três modelos de tratores de esteiras, fabricados na unidade de Contagem (MG): o 1150L (com peso operacional de 13.625 kg), 1650L (17.960 kg) - ambos na versão PAT - e 2050M (20.599 kg), na versão PAT e BD (Bulldozer).

A força de tração dos tratores de esteiras 1150L, 1650L e 2050M está entre as maiores da categoria com 214 kN, 275 kN e 360 kN respectivamente, proporcionando maior controle em todas as operações. Os modelos L são equipados com motor eletrônico CASE Tier III com sistema de injeção Common Rail; o modelo 2050M também possui a mesma tecnologia e certificação Tier II, em conformidade com as normas ambientais brasileiras de baixos níveis de ruídos e poluentes. Eles têm ainda seis cilindros, tecnologia e projetos superiores que garantem respostas rápidas e baixo consumo de combustível.

As máquinas possuem transmissão hidrostática totalmente automática e com sensor de carga, que elimina a necessidade de mudança manual das marchas. A tração de cada esteira é feita por uma bomba de pistões axiais de vazão variável, conectada com um motor de pistões axiais e cilindrada variável. Esse circuito fechado permite que o sistema hidráulico ajuste a potência para cada esteira durante o giro ou contrarrotação, gerenciando qualquer carga súbita na lâmina, alcançando um raio mínimo de giro ou mantendo a direção reta, mesmo em terrenos inclinados, mediante a modulação automática da vazão (velocidade) e pressão (potência) em cada esteira correspondente. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.