CI

Case IH lança sistema que orienta trator por satélite

Auto Pilot reduz custos e aumenta produtividade das lavouras


Referência mundial em máquinas de alta tecnologia, a Case IH está lançando no Brasil uma solução inovadora para a agricultura de precisão. A empresa apresenta, no Agrishow Ribeirão Preto, o Auto Pilot, sistema de orientação por satélite para máquinas agrícolas que permite o máximo de aproveitamento do terreno, com redução de custos, maior rapidez e eficiência no trabalho. É a única opção do mercado que gera paralelismo em curva.

O Case IH Auto Pilot é um conjunto de equipamentos que recebe e processa informações via satélite, por meio do GPS (Global Position System), e pode ser instalado em tratores, pulverizadores ou colheitadeiras. No Agrishow, feira agropecuária que se realiza entre os dias 16 e 21 de maio, em Ribeirão Preto (SP), o funcionamento do sistema será demonstrado em um MX Magnum 240 (240 cv).

Utilizando esse sistema de orientação eletro-hidráulico, que é conectado ao seu mecanismo de direção, o trator consegue projetar automaticamente seu traçado pela lavoura, em linhas paralelas perfeitas, pelas quais ele passará a cada volta que der. Isso significa que todas as linhas subseqüentes de um talhão serão idênticas à primeira. As eventuais correções de rota são feita pelo sistema de piloto automático do trator, que tem a precisão aferida por meio de uma antena repetidora instalada em solo (RTK), e que possui um raio de cobertura de 12 quilômetros. O grau de precisão da rota traçada, em tempo real, atinge 2 centímetros.

“O Auto Pilot é o único sistema do mundo que faz paralelismo em curva e até em espiral”, afirma Fábio Borgonhone, gerente de Marketing da Case IH. Isso significa que o conjunto de equipamentos funciona perfeitamente em terrenos planos ou com declives, inclusive em curvas de nível. Ele atua perfeitamente tanto durante o dia como à noite e em qualquer condição climática –vento, chuva, poeira ou neblina. O sistema é fabricado pela empresa norte-americana Trimble Navigation Limited, especialista em agricultura de precisão e parceira mundial da Case IH.

Com a utilização do Auto Pilot, o operador se concentra no trabalho que está executando --e não na máquina em si, já que ele não precisa se preocupar com o traçado desenvolvido. Além de baixar o estresse e a fadiga do operador, o sistema reduz o custo das operações e aumenta a produtividade da lavoura. Ele pode ser empregado em operações como preparo do solo, plantio e aplicação de fertilizantes e defensivos.

Segundo José Carlos Bueno, especialista em tratores da Case IH, o Auto Pilot pode ser utilizado em todas as culturas, mas apresenta seus melhores resultados no cultivo de lavouras de cana-de-açúcar e algodão. “No plantio da cana, por exemplo, o sistema permite a eliminação do disco marcador do sulcador e, em seu lugar, pode ser instalada uma terceira linha. Isso aumenta em 50% a produtividade da operação”, explica Bueno. “O equipamento também apresenta ótimos resultados no uso do cultivador, pois evita o pisoteio da soqueira da cana”.

No algodão, o paralelismo perfeito das linhas no plantio é decisivo para uma colheita sem perdas. “Com a lavoura totalmente uniforme, a colhedora não pisoteia linhas, o que aumenta a produtividade da cultura”, afirma Bueno. Na pulverização, o uso desses equipamentos gera economia no volume de produtos empregados, já que o operador pode direcionar o bico diretamente para o alvo da aplicação (a planta). No plantio de qualquer cultura, o sistema acaba com os vazios ou a sobreposição de fileiras.

Um sistema como o Auto Pilot é direcionado para tratores de alto rendimento, como as máquinas Case IH. Apesar da alta tecnologia empregada, ele é de fácil instalação e manutenção e sua operação é muito simples. As informações são da assessoria de imprensa da Case IH.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.