CI

Caso de gripe aviária é confirmado na Alemanha

Cinco patos morreram e mais de 400 animais apresentam os sintomas da doença


O governo da Baviera, Alemanha, divulgou nesss domingo (26-08) a confirmação de um foco de gripe aviária no estado. Cinco patos morreram e mais de 400 animais apresentam os sintomas da doença. Segundo as autoridades locais, toda área já foi isolada e o controle será feito com o sacrifício de mais de 150 mil aves do local onde o foco foi descoberto. A confirmação do vírus H5N1 (gripe aviária) chamou muita atenção da mídia européia já que há menos de uma semana a Organização Mundial de Saúde (OMS) soltou um comunicado reforçando a iminência de uma pandemia de gripe. Segundo a OMS, a gripe aviária já infectou 321 humanos, causando 194 mortes em todo o mundo, o que representa um sério risco para a população.

A OMS coordena uma operação global para combater os casos de gripe aviária e luta para oferecer o tratamento adequado, promovendo o acesso às informações corretas para o público em geral. A organização esclarece em seu site como os governos devem se preparar para a possível pandemia. Mais de 80 países já estocaram o oseltamivir, conhecido mundialmente com o nome comercial Tamiflu.

De acordo com a OMS, o oseltamivir é o único antiviral inibidor da neuraminidase utilizado efetivamente em humanos no combate ao H5N1. “As experiências em todo o mundo mostram que o tratamento com oseltamivir reduz o índice de mortalidade”, explica John Oxford, professor de virologia do St. Bartholomew’sRoyal London Hospital. As informações são da assessoria de imprensa da OMS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.