CI

Catanduva promove leilões de Angus e Cavalos Crioulos na Fenasul

Evento acontece nos dias 26 e 27 de maio no Parque Assis Brasil


A Cabanha Catanduva, uma das mais importantes produtoras brasileiras de Angus, com sede em Cachoeira do Sul (RS), marcará forte presença na Fenasul com a realização de dois eventos. No dia 26 de maio, promove seu 2o leilão de Cavalos Crioulos em parceria com as Cabanhas Miramont e Lessa Jung. O Tradicional Red Concert, evento de venda de animais da raça Angus, ocorre no dia 27 de maio. Os dois remates acontecerão no restaurante internacional no Parque de Exposições Assis Brasil de Esteio (RS).


Red Concert

O 4º Red Concert terá como novidade este ano uma oferta importante de matrizes da Argentina, criadas a partir de parcerias e atuação da Catanduva naquele país. Será a 1a oportunidade de adquirir vacas PO da quase centenária Cabaña Santa Sergia. Fundada em 1917 e com sede na província de Buenos Aires, é uma das mais antigas, respeitadas e tradicionais selecionadoras de genética angus argentina. “A carne argentina é considerada a melhor do mundo. Cerca de 80% do rebanho argentino hoje tem sangue angus, o que reforça a qualidade da raça naquele país”, afirma o proprietário da Catanduva, Fábio Gomes.

O leilão também apresentará animais argentinos da Cabaña Casamu, localizada na província de Buenos Aires, adquiridos pela Catanduva na última década. “Compramos da Casamu as 40 melhores fêmeas dessa cabanha e, após reproduzirmos essa genética, vamos compartilhá-la com nossos clientes”, informa Gomes.

O sangue uruguaio estará presente no Red Concert com a apresentação de animais da Cabanha La Coqueta, também de propriedade de Fábio Gomes e vencedora de 11 grandes campeonatos nos 10 anos em que apresentou animais na exposição do Prado em Montevideo.

Outra importante parceira do evento é a Cabanha da Maya (Bagé), da carioca Zuleika Torrealba, responsável pela produção do 1º clone Angus do Brasil e que em poucos anos tornou-se uma importante criadora da raça com primasia da participação dos exemplares Catanduva na formação de seu plantel.

Assim como tradicionalmente ocorre, a Catanduva selecionou vacas PO com características genuínas da cabanha, uma das únicas do Brasil que utiliza na maioria de suas reprodutoras touros próprios de origem nacional. “Nesses 25 anos de criação, selecionamos o angus tropical adaptado ao nosso ambiente, com pelo curto e precoce. É por isso que temos compradores de todas as partes do Brasil”, comenta Gomes.

Um dos principais destaques da noite será o lote número 1, Catanduva 533 Latina Delegado 1193, filha de Catanduva Delegado, 1o produto Catanduva vitorioso nas pistas. A vaca é doadora símbolo de fertilidade da Catanduva com produção de cerca de 15 de embriões viáveis por coleta e mãe de WAF Miss Brazil, novilha sensação do Fórum Mundial do Angus ocorrido no Canadá em 2009.

Outro destaque será o Lote 13, Maya Te114 Felina G. Canyon, filha de Leachman Grand Canyon, Grande Campeão de Denver (EUA), e de Catanduva Noelle, irmã inteira de La Coqueta Excêntrico, Grande Campeão do Prado de 2010 (UY).

Serão ofertados total de 38 matrizes prenhas de 2 e 3 anos, doadoras comprovadas e vacas com cria.

O Red Concert estabeleceu um marco nos leilões de elite angus no País. “O evento recebe criadores do Brasil, Argentina e Uruguai em uma grande festa que tem a qualidade dos animais como destaque”, selecionados criteriosamente por Fábio e a filha, Fabiana Gomes.

O histórico de credibilidade e qualidade comprovada nas pistas garante bons resultados nas vendas. Em 2010, o 3º Red Concert obteve média de preços de R$ 25 mil, uma das maiores registradas no País.


O evento

Para dimensionar todo o trabalho da Cabanha na formação da melhor genética Angus, Fábio Gomes e Fabiana decidiram tornar o Red Concert um evento especial. O remate de elite expõe aos clientes e criadores que participam do evento arte e música num ambiente requintado. O leilão é fechado somente para convidados. Antes do início do leilão, os convidados assistirão a um show de tango. O ambiente terá exposição da Casa La Victoria e leilão de algumas peças valiosas.


Catanduva Crioulos

A Catanduva levou para o universo dos cavalos crioulos seu conceito de criação, sempre priorizando a melhor genética. O leilão do dia 26 ofertará 33 éguas prenhas de garanhões como os chilenos Santa Elba Consentido, com 15 filhos premiados em seu país de origem, e Palmas Peña Flor Que Fortacho, típico chileno com linhagem aberta para a grande maioria das éguas gaúchas.

A Catanduva iniciou a investir em cavalos crioulos para criação comercial há cinco anos, quando formou seu plantel a partir da aquisição de 15 éguas chilenas importadas filhas de garanhões comprovados e cabanas consagradas. Atualmente, possui 60 éguas em reprodução.

Assim como no Red Concert, o remate de cavalos mantém o mesmo ambiente, com show e coquetel. Antes do início do evento, os presentes assistirão ao show de Chico Saratt.

Cabanha Catanduva – genética genuína

A Cabanha Catanduva é referência na criação de Angus no Brasil e no Uruguai. Sua história com a raça começa em 1990, quando Fábio Gomes decide investir no angus com pelagem vermelha e inicia a formação do plantel, adquirido principalmente da Argentina e de Uruguaiana – naquela época, havia pouca oferta no Brasil.

Em 1995, o 1º leilão Catanduva oferta o maior número de touros red angus PO do Brasil, o que ocorre até hoje.

Nesse período, a Catanduva estabelece importantes e sólidos relacionamentos e passa a fazer algumas parcerias. Uma delas, com a Cabanha La Coqueta, do Uruguai, proprietária do maior criatório da raça em seu país.

O reconhecimento nas pistas vem a partir de 1997, quando Catanduva Delegado foi Campeão Terneiro e 3º melhor macho da Expointer. Em 1999, conquista seu 1º Grande Campeonato na Exposição de Esteio, com Catanduva Reena.

A Cabanha também vem se destacando com o resultado dos filhos e filhas de seus touros e matrizes em um meio na qual predomina o uso de genética importada a partir da inseminação artificial.

A Cabanha já está na 3ª geração de campeões com animais filhos de pai e mãe Catanduva. Foi o único criatório brasileiro presente no Fórum Mundial de Angus, no Canadá, com animais fruto de cruzamento entre pai e mãe da própria cabanha. E mais do que isso, uma fêmea genuinamente Catanduva foi considerada a melhor dentre todas as estrangeiras apresentadas naquele evento considerado o mais importante no mundo do Angus.

Serviço
Catanduva Crioulos
Data: 26 de maio
Local: Restaurante Internacional do Parque Assis Brasil de Esteio
19 horas: animais disponíveis para revisão
20 horas: show Chico Saratt
21 horas: Leilão – Transmissão Canal Rural
Condições de pagamento: 50 parcelas

Serviço
4o Red Concert
Data: 27 de maio
Local: Restaurante Internacional do Parque Assis Brasil de Esteio
19 horas: animais disponíveis para revisão
20 horas: coquetel e Tango’s Show
21 horas: Leilão – Transmissão Canal Rural
Condições de pagamento: 24 parcelas
 
As informações são da assessoria de imprensa Cabanha Catanduva

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.