CI

Cati desenvolve girassol próprio para indústria e pássaros

Alimentação de aves, produção de óleo, silagem e apicultura são os usos do novo multissol


Visando a atender à demanda crescente de girassol, o Departamento de Sementes e Mudas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) acabou de lançar uma variedade da oleaginosa com várias aptidões: para uso industrial e para a alimentação de pássaros e também para silagem. Batizada com o nome de multissol, a variedade tem casca rajada e teor médio de óleo que não afeta a digestão dos pássaros. Segundo o engenheiro agrônomo João Paulo Teixeira Whitaker, do Núcleo de Produção de Sementes de Bauru (SP), por ter boa produtividade, similar à maioria das cultivares destinadas à agroindústria, a nova variedade pode ser utilizada também como adubo verde e como forragem e silagem para ruminantes. “Como raramente utilizam-se agrotóxicos na cultura, é também uma boa opção para a produção de mel.”

Pássaros e óleo

Antes do lançamento da multissol, o produtor que plantasse girassol para alimentação de pássaros e não tivesse um mercado fiel e satisfatório, dificilmente conseguiria vender a produção para a indústria, pois apresentava baixo teor de óleo. “Se plantasse para óleo, raramente poderia vender para pássaros, pois as sementes, por não serem rajadas, não eram valorizadas pelo mercado”, afirma.

A nova variedade tem altura média de 1,80 metro, ciclo de 120 dias e produtividade de cerca de 1.500 quilos por hectare quando cultivada na época certa e com o uso de tecnologia. Por ter 5% a mais de massa seca do que sua similar produtora de grãos, o agrônomo indica a multissol para silagem e cobertura de solo para plantio direto na palha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.