Cavalo Crioulo movimenta feira em Buenos Aires
CI
Agronegócio

Cavalo Crioulo movimenta feira em Buenos Aires

Primeira Classificatória ao Freio de Ouro 2013 foi nos dias 21 e 22 de março
Por:
Com uma competição marcada pela mescla cultural, a primeira Classificatória ao Freio de Ouro 2013 teve entre os selecionados animais e ginetes argentinos, uruguaios e brasileiros. A prova, realizada na La Rural de Palermo em Buenos Aires, nos dias 21 e 22 de março, integrou a programação da feira Nuestros Caballos e chamou a atenção do público que acompanhou de perto o desempenho funcional e morfológico do cavalo Crioulo.

Na seletiva, seis animais obtiveram média superior a 18 e garantiram vaga na grande final de Esteio. Criada e treinada no Uruguai, a égua primeira colocada, Pacífica Jabalina, conquistou a maior nota da disputa ao atingir 19,913. O bom desempenho rendeu ainda o prêmio de Ginete Destaque para o também uruguaio Matias Horta. Entre os machos, a parceria entre cavalo argentino e ginete brasileiro deu resultado. Montado por Claudio Ruas, Melideo Fugitivo, da Cabanha El Socorro, conseguiu somar 19,596. 
 
A prova

No primeiro dia de classificatória, 24 animais participaram da morfologia, andaduras, figura, volta sobre patas e esbarradas e da primeira fase das provas de mangueira e campo. Na sexta-feira, 20 passaram para a segunda etapa de mangueira e a decisão aconteceu à noite quando foram realizadas a prova Bayard Sarmento e a última etapa de campo. Os participantes foram julgados pelos brasileiros Ricardo Vieira Borges, Daniel Mello e Eduardo Suñe.
 
Confira o resultado da classificatória (ainda não homologado pela ABCCC):

Fêmeas
1° lugar
Pacifica Jabalina, filha de Manañero Poroto Negro e Ñapinda Silvana; expositor Cabanha La Pacifica.
Ginete: Matias Horta. Notal final: 19,913
 
2° lugar
Golilla Tasca, filha de Tinajera Calle Angosta e Gollila Tula; criador e expositor Juan Victor Tronconi Ballester, Cabanha Las Mulitas.
Ginete: Marcelo Pawels. Notal final: 18,108
 
3° lugar
Guampa Hada, filha de El Escudo Duende e Mañanero Media Yema; criador e expositor Marta Tronconi de Ballester, Cabanha La Valentina.
Ginete: Gonzales Raul. Notal final: 17,178
 
4° lugar
Chake Flor Del Monte, filha de Tinajera Aguaitando e Chake La Perdiz; criador e expositor Ricardo Matho Garat, Cabanha La Estrella.
Ginete: Ruben Veron. Notal final: 17,160
 
Machos
1° lugar
Melideo Fugitivo, filho de Melideo Antifaz e Melideo Capucha; criador e expositor Carlos Felipe Tronconi, Cabanha El Socorro.
Ginete: Claudio Ruas. Notal final: 19,596
 
2° lugar
Tinajera Varon, filho de Tinajera Calden Viejo e Tinajera Pulpera; criador Victor Esevich e expositor Cabanha El Patacon, Matho Garat, Ceruti e Squirru, Cabanha La Estrela.
Ginete: Ramon Diaz. Notal final: 19,561
 
3° lugar
Facundo da Charqueada, filho de Santa Elba Señuelo; criador Motolandia Agropecuária Ltda e expositor Ricado Domingo Matho Garat e Felipe Juan Ballester, Cabanha La Estrella.
Ginete: Ramon Diaz. Nota final: 18,310
 
4° lugar
Revenida Comandante, filho de Nutriero Coiron e Mañanero Quintera; criador e expositor Maximiliano Julian Sola, Cabanha La Revenida.
Ginete: Juan Martin Goldaracena. Notal final: 18,239

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.