Cavalo Crioulo será atração novamente na pista da ExpoZebu

Equino

Cavalo Crioulo será atração novamente na pista da ExpoZebu

Raça terá exposição pela quarta vez no evento em momento de crescimento na região
Por:
135 acessos

Pelo quarto ano consecutivo, o Cavalo Crioulo ocupará a pista do Parque Fernando Costa, em Uberaba, Minas Gerais, durante a ExpoZebu, que chega a sua 85ª edição. O evento, que classifica animais da raça para a Nacional da Morfologia, que ocorrerá durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), no final do mês de agosto, vai mostrar também a potencialidade na região Sudeste do Brasil.

No ano de 2018, Minas Gerais registrou crescimento de 7,49% no Estado, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), com 732 animais registrados. Na região Sudeste, são 6,79 mil exemplares, tendo o Estado de São Paulo na ponta, com 5,5 mil Cavalos Crioulos registrados. "O

Cavalo Crioulo aqui em Minas Gerais tem tido crescimento nas provas de Rédeas e no Ranch Sorting", destaca Marcelo Moura, criador da raça no Estado.

Para unificar esforços, o Núcleo de Minas Gerais, que era presidido por Moura, se unificou com o Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, com sede em São Paulo. Com isso, mineiros e paulistas vão trabalhar juntos na promoção da raça no Centro do país. E o primeiro teste será justamente no evento que ocorre na ExpoZebu. "Isso nos ajuda muito a aumentar a quantidade de animais com a participação conjunta com criadores de São Paulo, que são muito fortes e acreditamos também que vai elevar a qualidade", observa.

Moura salienta ainda que o objetivo é ampliar a participação da raça Crioula no Estado por meio da promoção das provas funcionais como o Freio de Ouro, que é considerada a modalidade mais tradicional do Cavalo Crioulo no Brasil. "Ainda não conseguimos fazer uma etapa do Freio de Ouro, mas estamos providenciando um local com estrutura para o ano que vem realizar pelo menos uma credenciadora", ressalta.

A Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo em Uberaba ocorre dias 3 e 4 de maio com a avaliação do experiente jurado Rodrigo Albuquerque Py. O ciclo de Exposições Passaporte do Cavalo Crioulo para a Nacional da Morfologia tem o patrocínio oficial do Banrisul.

Confira a programação

02 de maio de 2019 (Quinta-feira)

16h - Concentração de Machos

17h - Admissão dos animais 

03 de maio de 2019 (Sexta-feira)

9h - Início Julgamento Incentivos 

14h - Continuação do Julgamento 

04 de maio de 2019 (Sábado)

10h - Final dos Campeonatos e Grandes Campeonatos (Pista principal)


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink