CI

Cavalo Crioulo tem crescimento de 8% em Mato Grosso

Pecuária e utilização para provas equestres embalam evolução no Estado


 

Mais uma vez Mato Grosso apresentou evolução na criação de cavalos Crioulos. Conforme dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em 2015 o Estado teve crescimento de 8,1% em relação ao ano de 2014, com uma manada de 1,75 mil animais em território mato-grossense. A alta é maior que a média nacional, que foi de 6,4%. Na região Centro-Oeste, a elevação foi de 13,5%, a maior de todas as regiões brasileiras.

O vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Junior, afirma que um dos motivos para a expansão no território de Mato Grosso é o uso do cavalo Crioulo na pecuária extensiva pela sua resistência e aptidão vaqueira, fator que vem sustentando a evolução no Estado. "Esta é uma região de muito potencial, principalmente porque é uma região onde também a pecuária extensiva é uma das principais atividades. E o cavalo como um instrumento de trabalho da pecuária nos traz uma expectativa de crescimento muito grande", salienta.

Conforme o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos em Mato Grosso, Luís Fernando Guerreiro, além da utilização na pecuária, há um grande número de usuários de exemplares da raça que têm o cavalo para passeio e para a participação em provas como o Tiro de Laço. "É um esporte que cresce a cada ano e tem um grande número de participantes. O que a gente nota é que nos últimos anos tem crescido a participação do cavalo Crioulo nos eventos", analisa.

Para os interessados em conhecer a raça Crioula e o desenvolvimento em Mato Grosso, uma Exposição Morfológica será realiza no Parque Agropecuário de Campo Verde, entre 7 e 9 de julho. O evento, que será julgado pelo criador catarinense André Luiz Narciso Rosa, garante passaporte para a Nacional que será realizada em Esteio (RS), durante a Expointer. A expectativa, de acordo com Guerreiro, é de que a qualidade dos animais participantes seja a melhor de todas as edições realizadas. "O que discutimos no núcleo foi que não queríamos privilegiar um grande número de inscritos, mas buscar mais a qualidade", explica. 

Confira a programação

7 de julho de 2015 (Quinta-feira)
8h – Admissão dos animais (Morfologia e Crioulaço).

8 de julho de 2016 (Sexta-feira)
8h – Início da Morfologia - Incentivo 
09:00 horas - Morfologia Machos.
14h – Morfologia Fêmeas

9 de julho de 2016 (Sábado)
9h – Final da Morfologia (Grande campeonato).
12h – Almoço de integração dos criadores com entrega de premiações
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.