CI

CBQL em 2012 deve incentivar melhoria da qualidade do leite

A expectativa é que a produção leiteira de MS este ano chegue a 500 milhões de litros de leite


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – SENAR/MS – junto com a Câmara Setorial do Leite de Mato Grosso do Sul está na quarta edição do Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, que começou nesta quarta-feira, dia 22, em Florianópolis (SC). O objetivo é que o Congresso aconteça em 2012 em Mato Grosso do Sul. “Dessa forma estaremos incentivando o crescimento da produção leiteira e fortalecendo os elos da cadeia do leite em MS”, afirmou o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.

O que significa um crescimento de 20% em relação a 2000, quando a produção chegou a 346,2 milhões de litros. Com essa produção o estado passa a ter a produção de 2,5% da produção nacional. O Estado abriga 2,4% do rebanho de vacas ordenhadas do País, segundo os dados do IBGE de 2008. A produção de MS é comercializada para São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Desde 2009, seis novos cursos foram implantados exclusivamente para a produção leiteira pelo SENAR/MS. As capacitações “Cooperação e Manutenção de Ordenhadeiras Mecanicas”, “Manejo Básico em Bovinos de Leite”, “Criação de Bezerros e Novilhas para Produção de Leite”, Manejo de Ordenha Mecânica”, “Como produzir leite com Qualidade” e “Avaliação da Conformação Ideal de Vacas Leiteiras” levam a melhoria da qualidade da produção leiteira de Mato Grosso do Sul.

Em 2011, o Senar/MS dá início ao programa Mais Leite que reunirá capacitação da mão-de-obra associados à orientação técnica, como visitas e dias de Campo.

A assembléia dos membros do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite acontecerá na quinta-feira, dia 23, às 18 horas (horário de Brasília). Além de representantes do SENAR/MS, do Convention Bureau e da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL, participam também do Congresso Brasileiro da Qualidade do Leite, representantes do Câmara Setorial do Leite de MS e Sebrae/MS.

As informações são da assessoria de imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – SENAR/MS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.