CI

CE: Hora de Plantar será lançado no Cariri

O Projeto inicia esta edição com a distribuição de 3.217 toneladas de sementes e e 7.555.181 mudas, beneficiando 150.639 agricultores familiares

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário lançou na quarta-feira (28), às 9h da manhã, o Projeto Hora de Plantar na Região do Cariri. O evento aconteceu no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante no Crato e contará com a presença do governador Camilo Santana e do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira.

O Projeto Hora de Plantar inicia esta edição com a distribuição de 3.217 toneladas de sementes de mamona, feijão caupi, milho variedade, milho hibrido, sorgo forrageiro além de 7.554.181 mudas de cajueiro anão precoce, essenciais florestais nativas e exóticas, maniva e palma forrageira, sendo deste número, 751.780 kg de sementes e 808.075 mudas para a Região do Cariri.

Nesta edição do projeto será apresentado uma grande novidade: a catalogação da demanda, através do sistema hpnet, onde os agricultores informam à Ematerce quais espécies e quantidades pretendem plantar, e a partir destas demandas catalogadas, serão definidas as quantidades por município.

O Projeto Hora de Plantar na safra de 2017 prevê o beneficiamento de 150.639 agricultores familiares no Estado do Ceará, sendo 22.694 no Cariri, com um investimento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), no valor total de R$ 17.2 milhões, dos quais R$ 3.319 milhões são destinados para o território.

Para o secretário Dedé Teixeira o Projeto tem contribuído com incrementos significativos da produtividade agrícola e do aumento de renda e garantia de segurança alimentar dos cearenses. “ O Hora de Plantar já virou uma política pública para o Estado do Ceará, diante da importância dele para o agricultor”.

As sementes ficarão disponíveis para os produtores nos escritórios ou postos avançados da Ematerce, já as mudas serão entregues diretamente nas comunidades rurais dos municípios. Primeiro serão distribuídas as sementes dos municípios serranos, pois a chuva chega primeiro, e na segunda etapa serão entregues os municípios do sertão onde a chuva demora um pouco para chegar. 

Hora de Plantar

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, executa há 29 anos o Programa Hora de Plantar, fortalecendo a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético que propiciem o aumento da produtividade das culturas e melhorem o nível de renda dos beneficiários.

A distribuição de sementes e mudas é realizada pela SDA junto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e consequente plantio pelos agricultores familiares, e tem contribuído com o aumento de renda e garantia de segurança alimentar de inúmeros cearenses.

O “Hora de Plantar” é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através da Coordenadoria de Desenvolvimento e Agricultura Familiar (Codaf) e tem vários parceiros envolvidos, destacando-se a Ematerce, o Instituto Agropolos, Secretarias de Agricultura Municipais, Fetraece e seus sindicatos. 

Serviço

Lançamento Garantia Safra 

Data: 28/12/2016

Horário: 09h

Local: Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante – Rua Rui Barbosa, 295 – Crato/CE

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.