CI

Ceasa completa 44 anos

No ano passado, foi inaugurada na Ceasa-DF o Mercado da Agricultura Familiar


Nesta terça-feira (11), a Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) completa 44 anos. Em comemoração, ao longo do dia, serão realizadas várias atividades no Mercado Livre do Produtor. Em parceria com outras instituições, serão oferecidos, de graça, para os produtores e carregadores serviços como exames de eletrocardiograma, testes de hepatite, HIV e orientações de saúde bucal e de combate ao mosquito da dengue, além de corte de cabelo e massagem. Os festejos terminam somente no próximo domingo (16). 

Em maio do ano passado, foi inaugurado na Ceasa-DF o Mercado da Agricultura Familiar. O espaço foi construído em parceria com o então Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), hoje Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), e o Governo do Distrito Federal. O objetivo é comercializar de forma direta os produtos da agricultura familiar aos consumidores.

Com isso, as possibilidades de escoamento da produção e a geração de renda às famílias produtoras foram ampliadas, além de aumentar a oferta de alimentos frescos, limpos e saudáveis à população de Brasília e região. São 35 organizações econômicas da agricultura familiar que vendem seus produtos no espaço. Lá, eles vendem hortifrúti convencional e orgânico, flores, artesanatos e produtos agroindustrializados como queijos, doces e iogurtes.

O presidente da Associação da Agricultura familiar de Sobradinho (DF), Rogério Montenegro Laguardia, planta hortaliças, maracujá, bananas e vende ovos caipiras. Parte do que ele produz é comercializado na Ceasa e outra parte ele vende para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Temos 72 associados e cerca de 20% deles vendem na Ceasa. Ela é muito importante, pois se torna mais uma opção de venda no varejo e ajuda”, explica Laguardia.  

Infraestrutura
A Ceasa-DF tem como objetivo incrementar a produtividade no setor de distribuição de produtos hortigranjeiros, empregando novas tecnologias nos processos de reunião, manipulação, comercialização e comunicação, beneficiando produtores, distribuidores e consumidores.

A Central conta com uma infraestrutura adequada para a comercialização de gêneros alimentícios, produtos e insumos agropecuários, bem como outros produtos e serviços de apoio ao abastecimento. Ao todo, a CEASA/DF conta com uma área de 615.592,52 m². 

Comemorações
As comemorações do 44º aniversário da Ceasa-DF terminam no próximo domingo (16) com o primeiro "Ceasa no Parque". O evento, que será no Parque da Cidade de Brasília, terá feira de produtos orgânicos; cursos rápidos de alimentação saudável e oficina de gastronomia infantil. As atividades serão abertas à comunidade e a entrada é gratuita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.