CI

CeasaMinas participa da elaboração de proposta do Plano Nacional de Abastecimento


Documento traz propostas de ações governamentais a serem adotadas, visando a segurança alimentar no país

Após encontro entre dirigentes e técnicos de centrais de abastecimento do Brasil no final de maio para aprovar a proposta de criação do Plano Nacional de Abastecimento (PNA), será entregue um documento com resoluções junto ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, no próximo dia 5 de junho.


O texto traz um conjunto de propostas de ações governamentais a serem adotadas, visando a promoção e o desenvolvimento do abastecimento e da segurança alimentar no país. O ponto de partida sugerido é a criação de um órgão capaz de articular as ações das centrais de abastecimento e criar uma diretriz macro estratégica para o abastecimento nacional.

Para o presidente da CeasaMinas e da Abracen, João Alberto Paixão Lages, esta é uma grande oportunidade para as centrais de abastecimento e deve revitalizar o setor. Além de Minas Gerais, participaram da reunião representantes das centrais de abastecimento do Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.


Antes da reunião, 15 técnicos de centrais de abastecimento do Acre, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, incluindo a Ceasa Campinas, escreveram artigos sobre diversos temas de interesse do setor, como rastreabilidade dos produtos hortícolas, adequação de embalagens e capacitação de agentes. Cada artigo apresentava, além da situação atual do assunto no Brasil e no mundo, propostas de ações para o desenvolvimento do tema no PNA. A CeasaMinas contribuiu com 9 dos 19 artigos. Existe a proposta da adoção do Sistema de Informações de Mercados de Abastecimento do Brasil (SIMAB) por todas as centrais de abastecimento do país, para facilitar o entendimento do mercado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.