CI

Celeiro catarinense é exemplo de inovação

Campos Novos, no Meio-Oeste, é o maior produtor de grãos do Estado e tem as maiores propriedades de terra


Conhecido como celeiro catarinense, Campos Novos, no Meio-Oeste, é o maior produtor de grãos do Estado e tem as maiores propriedades de terra. É também na região que são desenvolvidas as tecnologias mais avançadas de pesquisa e melhoramento genético de sementes, na busca por maior produtividade e ganho em escala.

De acordo com o coordenador do departamento técnico da CoperCampos, Marcos Schlegel, a produtividade aumentou mais de 50% desde que a alta tecnologia começou a fazer parte do dia a dia no campo. Há 20 anos, a produtividade era de seis toneladas de grãos por hectare. Hoje, a média saltou para 9,7 toneladas por hectare. E tem potencial para crescer ainda mais.

– Só com produtividade crescente é possível conquistar rentabilidade na produção rural.

Para aumentar os níveis atuais, são feitas análises do solo, mapeamento das áreas agricultáveis e manutenção do equilíbrio nutricional da terra. O controle com precisão acaba com os problemas de fertilidade e melhora as propriedades físicas e químicas do solo.

– Identificamos o PH do solo, a quantidade de matéria orgânica e os níveis de fósforo e potássio. Só onde o solo está fraco é feita a correção adequada. Também usamos a biotecnologia e o melhoramento de sementes. Apenas quem investe nisso está conseguindo rentabilidade – diz.

Segundo Maria Luiza Carlesso, responsável pelo laboratório de sementes da CoperCampos, o maior da Região Sul, todas as sementes são testadas e classificadas. Apenas aquelas com melhores condições de germinação são comercializadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.