Celeiro catarinense é exemplo de inovação
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,144 (0,48%)
| Dólar (compra) R$ 5,61 (-0,09%)


Agronegócio

Celeiro catarinense é exemplo de inovação

Campos Novos, no Meio-Oeste, é o maior produtor de grãos do Estado e tem as maiores propriedades de terra
Por:
1748 acessos

Conhecido como celeiro catarinense, Campos Novos, no Meio-Oeste, é o maior produtor de grãos do Estado e tem as maiores propriedades de terra. É também na região que são desenvolvidas as tecnologias mais avançadas de pesquisa e melhoramento genético de sementes, na busca por maior produtividade e ganho em escala.

De acordo com o coordenador do departamento técnico da CoperCampos, Marcos Schlegel, a produtividade aumentou mais de 50% desde que a alta tecnologia começou a fazer parte do dia a dia no campo. Há 20 anos, a produtividade era de seis toneladas de grãos por hectare. Hoje, a média saltou para 9,7 toneladas por hectare. E tem potencial para crescer ainda mais.

– Só com produtividade crescente é possível conquistar rentabilidade na produção rural.

Para aumentar os níveis atuais, são feitas análises do solo, mapeamento das áreas agricultáveis e manutenção do equilíbrio nutricional da terra. O controle com precisão acaba com os problemas de fertilidade e melhora as propriedades físicas e químicas do solo.

– Identificamos o PH do solo, a quantidade de matéria orgânica e os níveis de fósforo e potássio. Só onde o solo está fraco é feita a correção adequada. Também usamos a biotecnologia e o melhoramento de sementes. Apenas quem investe nisso está conseguindo rentabilidade – diz.

Segundo Maria Luiza Carlesso, responsável pelo laboratório de sementes da CoperCampos, o maior da Região Sul, todas as sementes são testadas e classificadas. Apenas aquelas com melhores condições de germinação são comercializadas.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink