Cenário é animador para a safra de arroz 2008/09
CI
Agronegócio

Cenário é animador para a safra de arroz 2008/09

Com mais de 40% da safra semeada os agricultores vêem com otimismo o setor orizícola em 2009
Por: -Renata
Foi em clima de otimismo que o setor arrozeiro participou nesta quinta-feira (23) da solenidade de abertura do Plantio da Safra de Arroz 2008/09, evento promovido pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga).

Na safra 2008/09, os 18,5 mil produtores do Rio Grande do Sul plantarão 1,08 milhão de hectares de arroz em suas mais de nove mil lavouras. A expectativa é positiva no que diz respeito à produção e produtividade e aos preços de comercialização. “Mas precisamos ficar atentos. Existe a preocupação com o custo de produção, demandas pelo acesso ao crédito, parcelamento do custeio a partir de julho e mecanismos de comercialização, se necessários”, enfatiza Renato Rocha, presidente da Federarroz.

O aumento de produtividade tranqüiliza o mercado e o governo quanto à questão do abastecimento. “Somente o RS irá produzir 61% da safra nacional e há um cenário de mercado, clima favorável e implantação da lavoura melhor do que nas últimas safras”, explica o presidente da Federarroz.

Segundo o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, as expectativas são boas, mas o arroz não vai ficar imune à crise mundial, principalmente quanto à diminuição de crédito. “Mas as dificuldades serão menores que as já vistas em outras safras. Quanto à comercialização, cerca de 7% da produção comercializada é vendida mundialmente, o que é importante para ajustar oferta e demanda. A crise atual deve fortalecer o arroz no mercado futuro, o câmbio elevado facilita a exportação mas dificulta a importação”, explica.

A crise afetará a liquidez do produtor, devido à escassez de crédito disponibilizado para o setor. Além disso, a instituição está propondo a sustação de leilões de arroz, pois essa medida deprecia os preços. A atual baixa dos fertilizantes não afetou os orizicultores, pois a safra atual já está 40% semeada, e os insumos foram negociados antes da baixa.

Estimativas da safra 2008/09

Plantio
1,080 milhão/ha

Produtividade
7.200 kg/ha

Produção RS
7,783 milhões/ton

O avanço nos números com relação à safra 2007/08 é resultado do esforço dos produtores, aliado às novas tecnologias e manejo. Este ano o plantio encontra-se bastante adiantado, cerca de 40% já foi semeado, enquanto no mesmo período do ano passado a área plantada atingia 15%.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.