CI

Cenário para nova safra de soja está ainda indefinido

Comercialização ainda está fraca no MT


Para a próxima safra como aponta o estudo da INTL FCStone, que começará a ser plantada em setembro deste ano com os primeiros hectares cobertos em Mato Grosso, o cenário é incerto. Como explica a analistas Natália Orlovicin, a comercialização ainda está fraca no Estado e os preços da soja ensaiam uma queda, puxada pela possibilidade cada vez mais forte de uma supersafra nos Estados Unidos – maior produtor mundial do grão - e, finalmente, a recuperação dos estoques. “Considerando os preços futuros do primeiro semestre deste ano, haveria possibilidade de uma recuperação da rentabilidade do produtor, uma vez que os preços estavam em um patamar ainda maior do que nos anos anteriores. Isso poderia ser um grande motivador para uma expansão de área além da esperada”.


No entanto, com a queda nos preços da soja na Bolsa de Chicago, onde os preços internacionais são formados, nos primeiros dias de julho, o cenário pode se modificar. “Os preços futuros em Mato Grosso também caíram, acompanhando o movimento internacional, e isso pode afetar a decisão de produção desses sojicultores. Assim, caso esse movimento recente dos preços se consolide no mercado, é possível que a expansão da área plantada seja menor do que a esperada”. O Imea projeta alta de 3,9% de 8,34 milhões de hectares para 8,67 milhões.

HISTÓRICO - A produção de soja em Mato Grosso passou a ser expressiva somente na década de 90. Desde a safra 1990/91, a área plantada de soja cresceu mais de 680%, 1,1 milhão/ha, para 8,6 milhões no ciclo 2013/14. Além do crescimento da área, houve também ganhos de produtividade, passando de 2,26 para 3 toneladas/ha. Com isso, a produção foi de 2,6 milhões para 27 milhões de toneladas, consolidando o Estado como o maior produtor brasileiro do grão. (MP)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.