CI

Censo agropecuário começa em outubro

IBGE vai fazer a partir de 1º de outubro - até 28 de fevereiro de 2018 -  o Censo Agropecuário 2017

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai fazer a partir de 1º de outubro - até 28 de fevereiro de 2018 -  o Censo Agropecuário 2017. Durante cinco meses serão plicados mais de cinco milhões de questionários em todo o País. O questionário do IBGE vai apurar informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018. 
 
Pesquisa amostral

O Censo vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. A ação permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que coletará anualmente dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.
 
A coordenadora da Assessoria Técnica da FAEMG, Aline Veloso,  chama a atenção para o papel dos produtores no processo de coleta de dados:  “a participação dos produtores é muito importante para que tenhamos um diagnóstico real do meio rural no país e para que consigamos identificar o quanto mudamos desde 2006, último levantamento. Também será uma oportunidade para identificar as demandas por políticas públicas e subsidiar as ações do SISTEMA FAEMG junto ao produtor rural”, afirma. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.