CI

Centeio e cevada também crescem

Essas duas culturas tradicionalmente ocupam área do trigo quando os produtores mostram-se decepcionados com o cereal


Apesar de apresentar avanço menos significativo que o verificado na canola, o cultivo de centeio e cevada também deve apresentar crescimento neste ano. O centeio passa de 390 para 710 hectares, com uma expansão de 81%, enquanto a cevada avança 11% , de 47,8 mil para 53,1 mil hectares, conforme a Secretaria de Estado da Agri­­cultura e Abas­­­tecimento (Seab). Essas duas culturas tradicionalmente ocupam área do trigo quando os produtores mostram-se decepcionados com o cereal.


Mas o trigo não é o único produto com retração. A aveia preta, cobertura mais utilizada no estado para proteger o solo nos períodos de frio, cai de 189 mil para 172 mil hectares (-9%), enquanto a aveia branca passa de 50,6 mil para 48,6 mil hectares (-4%). Apesar dos altos de baixos, o trigo ainda cobre 83% da área destinada às culturas de inverno no Paraná (desconsiderando o milho de segunda safra, plantado a partir de janeiro). O total de 1 milhão de hectares, ultrapassado anualmente, é maior que a área dedicada ao milho no último verão. O cereal não alcançou 800 mil hectares na última safra e agora, no segundo ciclo, deve atingir 1,6 milhão de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.