Centeio é eficaz contra o caruru, diz estudo
CI
Imagem: Pixabay
IMPORTANTE

Centeio é eficaz contra o caruru, diz estudo

Estudo é recente
Por: -Leonardo Gottems

As culturas de cobertura plantadas no outono são frequentemente usadas como parte de um programa integrado de controle de ervas daninhas em culturas de soja resistentes a herbicidas. Mas, um estudo publicado na revista Weed Technology indicou que nem todas as plantas de cobertura são igualmente eficazes contra o caruru (Amaranthus spp). 

Suas descobertas seguem um estudo multiestado de dois anos comparando o impacto do centeio, aveia primaveril, rabanete forrageiro e azevém anual no controle de ervas daninhas e no rendimento da colheita. O estudo foi realizado em áreas com infestaçõesde ervas daninhas conhecidas, como o caruru. 

Dois programas de herbicidas foram usados. O primeiro envolveu um herbicida residual pré-emergente, seguido por uma aplicação pós-emergente de um herbicida residual e foliar. O segundo programa adicionou uma segunda aplicação de herbicida residual pós-emergente. 

Os pesquisadores descobriram que não houve variações no controle de ervas daninhas ou no rendimento das culturas entre as várias culturas de cobertura usadas como parte de um programa integrado de controle de herbicidas. No entanto, o centeio de cereais reduziu consistentemente a densidade de  Amaranthus spp., mesmo na ausência de herbicidas. 

“Cereal de centeio tem o maior potencial para contribuir para o controle de  Amaranthus spp. Ao reduzir a densidade populacional de ervas daninhas durante o primeiro mês após o plantio da soja”, disse o membro da equipe de pesquisa Mark Loux, da Ohio State University. “Como resultado, há uma melhor oportunidade de reduzir a seleção de ervas daninhas resistentes a herbicidas usadas em tratamentos pós-emergência. O centeio também é uma excelente escolha quando a densidade de ervas daninhas é alta ou quando as condições ambientais reduzem a eficácia do herbicida”, conclui. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink