CI

Centro Agrotecnológico de Palmas recebe melhorias para acesso à internet

O intuito é levar, através de cabos de fibra óptica, uma internet com capacidade de troca de tráfego na ordem de 1 Gb/s, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)


O Centro Agrotecnológico de Palmas, onde acontece a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), receberá melhorias para o acesso à internet. O intuito é levar, através de cabos de fibra óptica, uma internet com capacidade de troca de tráfego na ordem de 1 Gb/s, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O projeto para implantação da internet foi elaborado por instituições que possuem ou visam construir laboratórios permanentes de pesquisa no Centro, dentre elas, a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

O intuito é que as melhorias na conexão da internet contribuam com a consolidação do Centro Agrotecnológico de Palmas, como núcleo de referência em pesquisas agropecuárias no Tocantins, conforme apontou o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café. “Queremos uma internet de maior qualidade para a realização da Agrotins e também para os laboratórios permanentes de pesquisa”, acrescentou o secretário.

De acordo com a supervisora de Tecnologia de Informação da Seagro, Valéria Mota, a internet de fibra óptica vai ampliar de forma significativa a possibilidade de desenvolvimento de pesquisa no Centro. “Teremos uma internet quase mil vezes mais rápida, o que vai permitir a realização de pesquisas, que necessitam de rapidez em transferência de dados”, acrescentou.

Tramitação

O projeto para implantação da internet a partir da rede de cabos ópticos foi entregue a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que é uma instituição associada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos Ministérios da Educação, Saúde e Cultura. Após a aprovação do projeto, a previsão é que a instalação seja concluída em 90 dias. O intuito é instalar a internet da RNP, antes da realização da próxima edição da Agrotins.

 Agrotins 2014

 A 14ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), terá como tema “Agricultura Familiar” e será realizada de 6 a 10 de maio de 2014, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.