Centro da ONU lança série sobre compras públicas de alimentos da agricultura familiar brasileira

Agronegócio

Centro da ONU lança série sobre compras públicas de alimentos da agricultura familiar brasileira

Série publicada pelo Centro de Excelência contra a Fome analisa programas institucionais de compra de alimentos no Brasil
Por:
3162 acessos

Coordenada pelo Centro de Excelência contra a Fome, série de três estudos analisa métodos e resultados do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Material foi apresentado no Fórum Global de Nutrição Infantil. Pesquisas foram conduzidas por especialistas da Fundação Getúlio Vargas e do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG).

Para difundir por todo o mundo iniciativas do Brasil que fortalecem a agricultura familiar, o Centro de Excelência contra a Fome lançou no início de setembro, durante o Fórum Global de Nutrição Infantil, três publicações sobre experiências nacionais de compra pública de alimentos de pequenos produtores.

Os estudos analisam dois projetos do governo brasileiro: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que adquire parte de seus insumos de propriedades familiares, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado com o objetivo de construir mercados institucionais para os produtos da pequena agricultura.

O primeiro volume apresenta um panorama histórico das compras públicas de alimentos no Brasil. O segundo explica as diferentes modalidades de cada iniciativa governamental para as aquisições da agricultura familiar. E o terceiro mede o alcance e a escala dessas operações comerciais institucionais no país.

A série — intitulada “Políticas Sociais e de Alimentação” — foi coordenada pelo Centro de Excelência com apoio da Fundação Bill & Melinda Gates. As pesquisas foram realizados por pesquisadores independentes, pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Publicados em português, inglês em francês, os fascículos foram entregues aos participantes do Fórum Global e também foram disponibilizados online e gratuitamente. Clique aqui para saber como fazer o download do material.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink