CI

Centro de Controle Biológico da Mosca-das-Frutas é tema de encontro

O ministro ressaltou que é um projeto de suma importância para fruticultura


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antonio Andrade Ferreira, recebeu nesta quarta-feira, as lideranças do setor da maçã. Durante o encontro, marcado pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), defensor da fruticultura, foi apresentada a proposta para instalação do Centro de Controle Biológico da Mosca-das-frutas - Anastrepha Fraterculus – MOSCASUL, em Vacaria-RS. O projeto é de autoria da Embrapa Uva e Vinho e Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM).


O ministro ressaltou que é um projeto de suma importância para fruticultura e já encaminhou o assunto para análise da Embrapa. Além do deputado Afonso Hamm, também estavam presentes: a senadora Ana Amélia Lemos, o senador Cassildo Maldaner, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Adalécio Kovaleski, o diretor executivo da ABPM, Moisés Albuquerque, o representante da CNA, Eduardo Brandão, o diretor substituto da Secretaria da Defesa Agropecuária do Ministério, Carlos Franz e os vereadores de Teutônia, Gilberto Antônio Frigo (Beti) e André Cristiano Bohmer.

Prejuizos

O setor da maçã convive com a incidência da mosca-das-frutas, conforme explica Kovaleski, que também comenta que esta incidência tem provocado um prejuízo na ordem de R$ 25 milhões. Já, Albuquerque ressalta que anualmente o setor da maçã exporta cerca de 10% da produção especialmente para o mercado europeu, um dos mais exigentes e restritivos em relação aos resíduos de pesticidas.  


Além da maçã outros cultivos frutícolas são fortemente infestados pela mosca-das-frutas, entre eles: pêssego, ameixa, laranja, bergamota, uva, amora, framboesa, mirtilo, frutas nativas (cereja-do-riogrande, guabiroba e goiaba-serrana).
Conforme Hamm, essa praga pode atingir essas frutas em até 100% da produção. O deputado comenta que o setor envolve mais de 58 mil famílias, envolvidas diretamente na fruticultura e nesse sentido, considera de fundamental importância a implantação da Biofábrica em Vacaria para atender todo o setor frutícola afetado com a Mosca-das-Frutas.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.