CI

Centro de pesquisa lança quatro novas variedades de cana em MS

Reunião regional do CTC foi promovida nesta terça em Dourados


Reunião regional do CTC foi promovida nesta terça em Dourados

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) lançou nesta terça-feira (12) em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, quatro novas variedades de cana em Mato Grosso do Sul. São três da série CTC9000, desenvolvida especialmente para as condições de clima e solo do Cerrado brasileiro e a CTC25, que tem como principal característica a precocidade.

A reunião regional realizada em Dourados faz parte de uma série de eventos que a instituição está promovendo nos principais centros produtores de cana do País. A escolha do município ocorreu em razão da cidade ser polo no Estado. Em seu entorno, na região do Cone Sul está concentrada cerca de 85% da produção sul-mato-grossense da cultura, que na safra 2012/2013, chegou a 37,2 milhões de toneladas.

O gerente regional do CTC em Mato Grosso do Sul, Fernando Páttaro, explicou que as variedades CTC9000 têm como destaque a resistência ao estresse hídrico. "Essas variedades foram testadas em regiões que tem grande déficit hídrico em Goiás. No Estado, como o déficit não é tão grande, eles devem se adaptar muito bem e ter um bom desempenho", comenta.

Além do lançamento de novas variedades, durante a reunião do CTC em Dourados foram apresentadas várias palestras abordando principalmente a questão do uso da tecnologia no setor e ainda foi apresentado o Prêmio Inova, uma iniciativa da entidade que pretende estimular a inovação no segmento.

A expectativa, segundo Páttaro, é que a partir de 2014, o Estado já tenha empresas que tenham seu trabalho reconhecido nesta área com o prêmio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.