CI

Centro de Treinamento promove curso de Horticultura

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro foi realizado mais um curso de Horticultura Agroecológica no Centro de Treinamento de Montenegro


Nos dias 9, 10 e 11 de novembro foi realizado mais um curso de Horticultura Agroecológica no Centro de Treinamento de Montenegro (CETAM), para 20 pessoas que, por 32 horas, tiveram acesso ao conhecimento acadêmico e empírico sobre esse sistema e puderam trocar informações e experiências teóricas e práticas.

No curso foram abordadas a história da agricultura, transição de fases da produção, fundamentos da produção voltados à agroecologia, teoria dos solos (biologia, equilíbrio, nutrição e condições físicas), infiltração e perfis do solo, compostagem, vermicompostagem, microorganismos eficientes, manejo do habitat, planejamento de produção de sementes, controle de pragas e doenças e certificação. 

Na prática os cursistas aprenderam a preparar e aplicar caldas sanitárias e nutritivas, a fazer compostagem e visitaram a propriedade do agricultor Antônio Ademir Carloto, de São José do Sul. A família Carloto já produz pelo sistema orgânico e fornece olerícolas e morangos em sistema protegido para a alimentação escolar. 

Os participantes do curso também puderam degustar, no almoço, receitas elaboradas com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), como lasanha de capuchinha, saladas e charuto árabe de acelga. Já no café de encerramento, foram oferecidos hortigranjeiros orgânicos frescos e beneficiados foram consumidos, como chips de banana, batata, suspiro de gengibre, dentre outros.

O curso foi ministrado pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar e instrutores do CETAM Antônio Carlos Sperb Paganelli, Roberto Schenkel, Mônica Moreira, Mateus Farias de Mello, Sandro Trevisan Fidler e Carlos Àvila Rocha.

Os interessados em participar do próximo Curso de Horticultura Agroecológica podem se inscrever pelo e-mail [email protected], ou pelo fone (51) 3632-1261. A próxima turma está prevista para 2017.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.