CI

Centro irá supervisionar exportações de grãos da Ucrânia

O Centro acompanhará a movimentação de embarcações comerciais


Foto: Pixabay

O Centro de Coordenação Conjunta, formado para facilitar a implementação da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, que permitirá o embarque de grãos para fora da Ucrânia, foi oficialmente inaugurado em 27 de julho em Istambul, Turquia.

O Centro, composto por representantes da Ucrânia, Rússia, Turquia e Nações Unidas, foi formado como parte de um acordo alcançado pela Rússia e Ucrânia, que estão em guerra desde 24 de fevereiro, para permitir que grãos e outros alimentos e fertilizantes, exportados dos portos ucranianos do Mar Negro.

O Centro acompanhará a movimentação de embarcações comerciais para garantir o cumprimento da iniciativa; concentrar-se apenas na exportação de grãos comerciais a granel e produtos alimentícios relacionados; garantir o controle e monitoramento no local da carga dos portos ucranianos; e relatar os embarques facilitados pela iniciativa.

Frederick J. Kenney Jr., que está liderando os esforços da ONU no terreno para facilitar os esforços das partes para operacionalizar o acordo, esteve presente na cerimônia como representante interino da ONU no Centro. “É extremamente encorajador ver as partes se concentrando na implementação da iniciativa”, disse ele. “O trabalho no Centro é ininterrupto com o objetivo de ver os primeiros embarques saindo dos portos ucranianos de forma rápida, segura e eficaz.”

Em entrevista à World Grain em 26 de julho, Sergey Bratchuk, porta-voz da administração militar de Odesa, disse que por enquanto “a Turquia assumiu total responsabilidade de proteger este corredor (de transporte)”, mas que ajuda adicional provavelmente será necessária para garantir passagem segura para os navios de grãos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.