CI

Centro Oeste será palco de classificatória ao Freio de Ouro

Região recebe seletiva de modalidade da raça Crioula, que ocorrerá em julho em Campo Grande (MS)


Região recebe seletiva de modalidade da raça Crioula, que ocorrerá em julho em Campo Grande (MS), que recebe pela primeira vez a classificatória

A última etapa classificatória ao Freio de Ouro já tem local definido. A região Centro Oeste do Brasil será palco de uma seletiva da modalidade que é um dos pilares da ferramenta de seleção da raça Crioula. E pela primeira vez, Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, foi a cidade escolhida para sediar a última semifinal da prova promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), de 4 a 7 de julho de 2019, no Parque Laucídio Coelho.

Para o presidente da entidade, Francisco Fleck, a realização deste evento, assim como uma credenciadora ao Freio de Ouro, etapa anterior às classificatórias, de 26 a 28 de abril, vem coroar o excelente trabalho realizado pelos criadores da região com o apoio do analista de Expansão da ABCCC. O Centro Oeste em 2018 teve o maior destaque percentual em crescimento no número de animais registrados, com 6,86%, acima da média nacional se somados os três Estados da região mais o Distrito Federal. No total, são 5,63 mil animais registrados no Centro Oeste, enquanto em 2017 este número era de 5,27 mil. 

Fleck lembra também da aptidão vaqueira da raça como um fator de sucesso para alavancar esses números. "É uma região pecuária que tem tradição de pessoas no campo e o Cavalo Crioulo é excepcional para este trabalho e também para provas equestres funcionais. Certamente o Cavalo Crioulo se adaptou bem a esta região e tenho certeza que a partir de agora o crescimento será cada vez maior com o apoio da ABCCC", destaca. 

O dirigente reforça também que houve um apoio do governo local e de várias entidades regionais como a Acrissul, que realizou obras nas pistas do parque, influenciou na escolha de Campo Grande para sediar esta classificatória. "Estamos colocando todo nosso esforço na realização desta semifinal e será um grande evento que vai se somar a outros eventos como a Exposição Passaporte que ocorre há vários anos em Campo Grande, assim como crioulaços e outras provas para usuários da raça", observa.

Para a presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Mato Grosso do Sul, Anna Lucia Coelho Paiva, o Cavalo Crioulo vem alcançando grande visibilidade na região nos últimos anos. "Estamos nos tornando conhecidos para fornecedores de insumos de cavalos e também para pessoas envolvidas no meio do agronegócio. O Núcleo está se consolidando e, pouco a pouco, adquirindo mais sócios", explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.