CI

Centro-Oeste terá chuvas 42% menores que a média de 5 anos

Volume abaixo do esperado pode afetar o desenvolvimento da soja


Foto: Marcel Oliveira

O relatório de acompanhamento climático da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) traz uma situação preocupante para os produtores da região Centro-Oeste em novembro.

Segundo o AproClima a região tem expectativa de 116 mm de chuva acumulada para este mês. O valor é 42,68% menor que a média dos últimos 5 anos, o que pode afetar o desenvolvimento vegetativo da cultura, para os próximos 30 dias. A média de chuvas de outubro ficou próxima de 100 mm para todo o Estado, sendo que na última semana do mês as precipitações foram superiores ao do mesmo período do ano passado.

Já a projeção da semeadura de milho para a safra 2020/2021, mesmo com o atraso do plantio da soja, mostra que os trabalhos a campo tendem a se encerrar em época semelhante ao ocorrido na média das últimas cinco safras. “É importante o destaque para o impacto disso na produtividade da cultura, já que nas temporadas de semeadura mais precoce (18/19 e 19/20), as produtividades médias foram as maiores da série histórica. Por fim, se confirmadas estas projeções, 20,33% das áreas poderão ser semeadas fora da janela ideal do cultivo do milho (até final de fevereiro)”, diz o boletim.

Em relação à semeadura da soja em Mato Grosso, os trabalhos de campo alcançaram 53,90% das áreas, o que possibilitou a projeção da curva de florescimento e colheita esperada para a cultura. Apesar do atraso inicial da semeadura, a maior utilização de variedades de soja de ciclo super precoce auxiliaram na estimativa de “encurtamento” no tempo para a colheita da soja no Estado.

Ao analisar a previsão, percebe-se que a projeção é de aproximadamente uma semana de diferença para a colheita da safra passada. “Porém, é importante ressaltar que a velocidade dos trabalhos nesta reta final de semeadura e a quantidade de chuva na época de colheita podem afetar a retirada do grão das lavouras, com estimativa de chuva em volume relativamente adequado ao desenvolvimento da soja na floração, em dezembro de 2020”, orienta a entidade. 

*com informações da Aprosoja
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.