CI

Centro-Sul concentra produção de cevada

Principal polo produtor de cevada e malte do País


O Centro-Sul paranaense concentra o principal polo produtor de cevada e malte do País. A Cooperativa Agrária, estabelecida em Entre Rios, distrito rural localizado a 17 km de Guarapuava, é responsável por 20% do mercado nacional de malte e por 60% da área de cultivo de cevada do Estado. Na safra 2010/11, o Paraná cultivou 51.242 hectares do cereal, totalizando uma produção de 195.425 toneladas. Somente a região de Guarapuava, planta 30.200 hectares de cevada.


Segundo o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Methodio Groxko, toda a região Sul do País possui 88.192 hectares cultivados com cevada, sendo 34.100 hectares no Rio Grande do Sul e 3.030 hectares em Santa Catarina. Fundada em maio de 1951 por imigrantes suábios - etnia de origem alemã -, a Agrária reúne 550 cooperados e tem na cevada um dos tripés de desenvolvimento, produzida em um sistema produtivo que envolve também plantio de trigo, aveia, soja e milho.

De acordo com o diretor presidente da Agrária, Jorge Karl, nas culturas de cevada e trigo, a cooperativa atua em toda a cadeia produtiva, desde a pesquisa em melhoramento genético, passando por produção e beneficiamento de sementes, assistência técnica, industrialização e comercialização.

No total, são 160 mil hectares de área agrícola cultivada por ano, incluindo safras de verão e inverno. ''Todos os cultivos têm grande importância para a cooperativa devido ao seu papel no sistema de produção que contempla rotação de culturas''. afirma Karl

?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.