CI

Centro-Sul produziu mais 24,5% de álcool combustível


A produção de álcool hidratado, usado como combustível, aumentou 24,% em 2004 na região Centro-Sul em comparação com o ano anterior. A informação consta do balanço da agroindústria canavieira da região Centro-Sul, divulgado na terça-feira (11-01). O diretor-técnico da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), Antônio de Pádua Rodrigues, disse que duas razões explicam o incremento: o aumento nas vendas de veículos bicombustívies (os chamados flex, que utilizam álcool ou gasolina) e a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em São Paulo no ano passado.

Para Rodrigues, o que houve foi a "normalização" do mercado de álcool hidratado. "As distribuidoras compravam das usinas o álcool anidro (que é adicionado à gasolina), isento do IMCS, e acrescentavam água para revendê-lo como hidratado (usado em carros movidos a álcool), evitando a taxação de 25%". Com a redução, em 2004, do imposto de 25% para 12% a fraude perdeu força.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.