CI

Cepea e BM&FBOVESPA obtêm ISO 9001 para indicadores de preço

Boi gordo, bezerro, milho e arroz agora têm indicadores de com certificação de qualidade


Boi gordo, bezerro, milho e arroz agora têm indicadores de preço com certificação de qualidade reconhecida internacionalmente

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e a BM&FBOVESPA acabam de obter certificação ISO 9001 para quatro de seus indicadores de preço do agronegócio: Boi Gordo (preço em São Paulo), Milho (Campinas, SP), Bezerro (Mato Grosso do Sul) e Arroz branco do tipo 1 em casca (Rio Grande do Sul). O selo, de reconhecimento internacional, é um marco para o agronegócio brasileiro e representa para os participantes do mercado a garantia de qualidade dos processos de coleta, apuração e divulgação diária de preços que são referência.

A certificação ISO 9001 obtida pelo Cepea e a BM&FBOVESPA representa para o usuário dos indicadores de preços a garantia de rastreabilidade completa do processo de apuração, confiabilidade na aplicação dos procedimentos de cálculo e pontualidade na divulgação. A certificação ISO 9001 atesta que os indicadores de preços são elaborados estritamente de acordo com suas metodologias. Ela envolve desde a análise do contrato jurídico do convênio entre as entidades responsáveis pelos indicadores – Cepea/Esalq e BM&FBOVESPA –, avança pela infra-estrutura do ambiente e de tecnologia, passa por todos os aspectos operacionais das equipes dos respectivos indicadores, examina os procedimentos administrativos, de comunicação e de tecnologia da informação que integram o processo e chega à sua divulgação a todo o mercado.

O registro detalhado em documentos de todas as ações permite a um auditor de empresa certificadora conferir todas as etapas seguidas pelas equipes do Cepea até os resultados transmitidos à BM&FBOVESPA ao final de cada dia. Por sua vez, a equipe da Bolsa mantém os procedimentos de divulgação já aguardados pelo mercado, também passíveis de verificação por auditores.

O processo de adequação das etapas de elaboração e divulgação dos Indicadores de Preço ESALQ/BM&FBOVESPA do Boi Gordo, Bezerro, Milho e Arroz às normas da ISO 9001:2008 começou em 2009 e foi realizada com o apoio da empresa Lannes & Hoffmann. A certificação foi concedida pela empresa ABS Quality Evaluations.

Os indicadores de preços ESALQ/BM&FBOVESPA são divulgados diariamente em moeda nacional nos sites da BM&FBOVESPA (www.bmfbovespa.com.br) e do Cepea (www.cepea.esalq.usp.br), após às 18h01.

Tradição na elaboração de indicadores

A BM&FBOVESPA e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mantêm uma parceria de 18 anos na construção de indicadores de preços agropecuários. Os indicadores são referência de preços em diversos setores do agronegócio e podem ser utilizados na liquidação de contratos futuros da Bolsa, como são os casos de boi gordo e milho. O Cepea é o centro de pesquisas econômicas do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

Para mais informações sobre as metodologias dos indicadores de preço ESALQ/BM&FBOVESPA clique: BM&FBOVESPA ou Cepea.

As informações são da assessoria de imprensa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.