CI

Cerca de 60% das frutas provêm de pequenos agricultores no MT


Apesar das dificuldades encontradas na cadeia de fruticultura no Estado, existe hoje uma pequena produção que chega a atender feiras e pequenos supermercados no Estado. Segundo o produtor rural e expresidente da Associação de Fruticultura do Estado, Duílio Maiolino Filho alguns produtores fornecem esses alimentos para pequenos comerciantes. Cerca de 60% das frutas, legumes e verduras vendidos nas feiras provêm da agricultura familiar. 

Segundo Maiolino, a cadeia de fruticultura é uma das mais complexas. Além da falta de estrutura, a falta de de assistência técnica é também a principal preocupação dos produtores. “Hoje falta técnicos para orientar o pequeno produtor. O resultado disso é a diminuição das áreas plantadas em todo o Estado em função de doenças”.

De acordo com o coordenador da cadeia produtiva de Fruticultura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Rodrigo Furquim, em 10 anos a produção de bananas em Mato Grosso, que é a fruta com maior plantio no Estado e uma das mais utilizadas principalmente no cardápio cuiabano, seja verde ou madura, diminuiu em cerca de 90%. A área plantada no Estado já chegou a 60 mil hectares. Atualmente, conta com aproximadamente apenas 6 mil hectares de plantações da fruta, devido às doenças que devastaram os bananais. 

Hoje a secretaria trabalha em conjunto com parceiros como a Empresa mato-grossense de Extensão Rural (Empaer), para promover capacitações e orientação. 
 
Conforme Furquim, a meta da Sedraf é impulsionar a agricultura familiar em Mato Grosso, e incentivar os produtores rurais a produzirem mais e melhor para reduzir o percentual de importação que chega a 70% no Estado. “Para isso estamos desenvolvendo parcerias e promovendo eventos de fomento, debate e capacitação voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva da fruticultura”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.