CI

Cerca de 600 pessoas participam do Simpósio Sul de Pós-Colheita de grãos que acontece em Erechim até quinta-feira

O simpósio tem como tema "Sustentabilidade: Armazenagem e Segurança Alimentar".


Em torno de 600 pessoas estão em Erechim participando da 7ª edição do Simpósio Sul Pós- Colheita de grãos que iniciou nesta terça-feira (28/06) e se estende até quinta-feira (30/06), no Polo de Cultura. O simpósio tem como tema "Sustentabilidade: Armazenagem e Segurança Alimentar". A abertura do evento contou com a presença de autoridades e lideranças, entre elas, o presidente da Associação Brasileira de Pós-Colheita de Grãos (Abrapós) e pesquisador da Embrapa Soja, Marcelo Alvares de Oliveira, a vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Lucas Farina, o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, o chefe geral da Embrapa Trigo, Sergio Roberto Dotto, o presidente da Cotrel, Luiz Paraboni Filho, e o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Luiz Ângelo Poletto. O secretario da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, foi representado pelo coordenador geral das Câmaras Setoriais, Rodrigo Ramos Rizzo. 

O presidente da Abrapós destacou a importância das informações técnicas que serão debatidas nos três dias de evento. "É importante trazer informações e que elas possam ser aplicadas para diminuir as perdas e aumentar a qualidade dos grãos armazenados". Marcelo Alvares de Oliveira também agradeceu aos apoiadores e aos parceiros do evento. 

O diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, observou que a Instituição tem procurado difundir o conhecimento, possibilitando a diminuição das perdas na armazenagem e o aumento da qualidade dos grãos armazenados. É importante o crescimento da produção e da rentabilidade, mas principalmente que toda a produção chegue aos mercados. "Não se justifica todo um investimento para depois perder na armazenagem". Moura também agradeceu a Abrapós e todas as parcerias envolvidas no evento. 

A vice-prefeita, Ana Oliveira, destacou a importância do tema do evento, Sustentabilidade. "É preciso enfrentar os desafios do desperdício de aproximadamente 30% da safra. Ela destacou ainda que 5% das propriedades armazenam grãos em suas unidades. 

Na sequência, Rodrigo Ramos Rizzo e Valdomiro Hass, ambos da Seapi, apresentaram o Programa Pró-Armazenagem, com seus objetos, desafios e estratégias. Em seguida, o palestrante Alcemir Chiodelli, da C. Vale, falou sobre "Híbridos de eucaliptos e seus teores de voláteis e carbono". A programação prosseguiu com apresentação do painel Energias alternativas na secagem de grãos e teve como moderador o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ricardo Ramos Martins. 

Quarta-feira (29/06) A programação reinicia na quarta-feira (29/06), às 8h, com painel sobre Legislação. Serão palestrantes o tenente-coronel Adriano Krukoski Ferreira, do Corpo de Bombeiros do RS, Ana Gleice Santos, do Inmetro (RJ), e Ricardo Thomé (Mapa). A programação técnica, nos três dias do evento colocará diversos assuntos em debate, como energias limpas na secagem dos grãos; redução de contaminantes produzidos na secagem; manejo integrado de pragas; requisitos de qualidade dos grãos para a indústria de rações e de moagem de trigo, todos de significativa importância para segurança alimentar da população. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pós-Colheita de Grãos (Abrapós), e realizado pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Erechim e Cotrel, com apoio de diversas empresas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.