CI

Cerrado pode perder 10 milhões de hectares numa década

ONG sugere implantar áreas agrícolas em pastagens degradadas


Um estudo feito pelo WWF-Brasil concluiu que se a situação no Cerrado continuar como está hoje, 10 milhões de hectares vão ser desmatados em 10 anos para a produção de grãos e cana-de-açucar. O estudo sugere que é possível aumentar a área agrícola no País, respeitando o código florestal e sem desmatar a Amazônia e o Cerrado.

Para o WWF-Brasil, deve haver uma política de incentivo à conversão de pastagens degradadas em áreas agrícolas. O documento relaciona o crescimento da demanda por biocombustíveis com a expansão agrícola no Brasil, quantificando a área e apontando as regiões de expansão.

Na prática, o estudo acredita que se houver uma expansão do cultivo apenas em áreas de pastagem degradada e a produtividade aumentar nas áreas já estabelecidas, o problema seria solucionado.

Os números do estudo afirmam que existe aproximadamente 200 milhões de hectares de pastagens no Brasil, sendo que 30% dessas terras estariam degradadas. Hoje, a área agrícola total brasileira é de cerca de 70 milhões de hectares, então, somente com a recuperação das pastagens degradas para uso agrícola seria possível dobrar a área da agricultura nacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.