CI

Certificação de carne é debatida em Porto Alegre 2003


A certificação de origem por propriedade, proposta no final do mês de julho pelo Comitê Técnico Consultivo do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov), será discutida no Fórum Nacional Permanente de Corte da CNA, que ocorre hoje, em Porto Alegre. O diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Nelson Pineda, estará presente. A entidade integra o comitê e a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina.

O fórum será realizado, das 9h às 12h30, na sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), e contará com a participação do secretário de Defesa Agropecuária, Maçao Tadano, bem como de representantes de outras entidades. A temática do evento também será discutida na reunião entre o ministério e representantes do mercado internacional, que ocorrerá, nos próximos dias 15 e 19, em Bruxelas, na Bélgica.

A rastreabilidade está sendo defendida pelo governo federal como medida indispensável para que o Brasil mantenha o volume das exportações de carne para os países que integram a União Européia. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o bloco econômico não impõe atualmente um modelo específico de rastreamento dos animais para importação, mas exige a certificação de origem, alicerçada em três pré-requisitos: identificação individual, base de dados informatizada em órgão governamental e controle da movimentação de animais desde a sua origem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.